Itaquaquecetuba Praça da Cidadania
Praça da Cidadania de Itaquá completa 100 dias com 11,9 mil pessoas atendidas
Equipamento público se consolida como polo de qualificação e convivência social
15/10/2025 09h55 Atualizada há 5 horas
Por: Redação
Fundo Social de Solidariedade - PMI

De ITAQUAQUECETUBA – A Praça da Cidadania de Itaquaquecetuba completou 100 dias de funcionamento com um total de 11.976 pessoas atendidas. O equipamento, gerido pelo Fundo Social de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, se consolida como um importante polo de qualificação e transformação social, com resultados expressivos nas áreas de formação profissional, empregabilidade, lazer e convivência comunitária.

Aberta ao público no dia 3 de junho, a unidade ofereceu cursos nas áreas de gastronomia, beleza, moda, administração e informática, formando 361 alunos, além de mais 45 formandos pelo programa Caminhos da Capacitação, que concluiu o curso de banho e tosa para pets na Carreta PET, totalizando 406 formandos.

Atividades, eventos e ações comunitárias fortalecem integração social

Mais de 9 mil pessoas utilizaram os espaços esportivos e de lazer, e centenas participaram de ações e eventos comunitários, como a formatura com 200 participantes, festa julina, ação do Dia dos Pais com mais de 200 lembrancinhas confeccionadas pelos próprios alunos, o projeto Vôlei Mania que atende 150 crianças por semana, a campanha Agosto Lilás de combate ao feminicídio e o projeto Cadeira Vazia, desenvolvido em parceria com a UNG de Itaquá.

Houve ainda ação conjunta com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, com 100 orientações sobre o Banco do Povo Paulista e cadastros para vagas de emprego, fortalecendo o eixo da empregabilidade dentro da unidade.

“A Praça da Cidadania é um marco na descentralização das políticas públicas, levando oportunidades de formação, cultura e lazer aos bairros. O projeto inverte a lógica tradicional de deslocamento dos moradores até o centro, elevando o poder público até onde o povo vive.” – Mila Boigues, primeira-dama e presidente do Fundo Social do município.

Mais de 8 mil visitantes utilizaram espaços externos de lazer

  • Quadra de futsal
  • Quadra de basquete
  • Parquinho infantil
  • Academia ao ar livre
  • Pistas de caminhada e de skate

Os espaços externos da unidade registraram 8.831 visitantes, demonstrando ampla adesão da comunidade às atividades esportivas e de lazer. “Essa é uma conquista de toda a comunidade e representa nosso compromisso em levar mais qualidade de vida, qualificação profissional e lazer para o Marengo e entorno. Em apenas 100 dias, mostramos que quando o poder público se aproxima do povo, transformamos realidades”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.