Suzano Planejamento Urbano
Planejamento Urbano destaca entrega de 1,7 mil unidades habitacionais em audiência pública
Secretário Elvis Vieira apresentou balanço de ações e avanços da pasta desde 2017
13/10/2025 09h35
Por: Redação
Secretário Elvis Vieira falou sobre as principais conquistas da pasta desde 2017, que garantiram ainda a entrega de 726 matrículas e 2.083 lotes regularizados desde então

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano apresentou, em audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta quinta-feira (09/10), um balanço das principais conquistas obtidas desde 2017. O secretário Elvis Vieira destacou a entrega de 1,7 mil unidades habitacionais, além da emissão de 726 matrículas e da regularização de 2.083 lotes em diferentes regiões do município.

A reunião foi conduzida pelo vereador Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt, relator da Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente, e contou com a presença dos parlamentares Marcos Antonio dos Santos (Maizena), Josias Ferreira Silva (Josias Mineiro) e Leandro Alves de Faria (Leandrinho). Também participaram os diretores da pasta Eliene Coelho (Planejamento Territorial), Miguel Reis (Habitação) e Ricardo Hatiw Lú (Planos e Projetos).

Programas habitacionais e regularização fundiária

Durante a apresentação, foram detalhadas as ações realizadas nos bairros da cidade, incluindo os empreendimentos do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, como o Residencial Suzano II, no Jardim Europa, que beneficiou 600 famílias de baixa renda. O conjunto simbolizou um marco da gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi ao garantir a realocação de moradores que viviam em áreas de risco.

No campo da regularização fundiária (Reurb Social), por meio do programa estadual “Cidade Legal”, a secretaria garantiu a legitimação de núcleos urbanos e a emissão de centenas de matrículas. Foram regularizados 857 lotes e 535 matrículas na Vila Fátima; 222 lotes e 116 matrículas na Vila Barros; 144 lotes e 75 matrículas no Jardim Belém; e 18 lotes na Vila Monte Sion.

Outros bairros também foram contemplados, como a Vila Sônia Regina (29 lotes e matrículas), Nova Vila Rica (16 lotes e 8 matrículas), Estância Americana (99 lotes e 36 legitimados), Vila Helena (9 lotes e 8 legitimados), Ramal São José (158 lotes) e Jardim Panorama (531 lotes).

Expansão urbana e novos programas municipais

De acordo com o secretário, cerca de 740 lotes do Jardim Gardênia 2, 250 da Vila Rica, 1,5 mil do Miguel Badra – gleba 1 e 150 da Vila do Sapo foram incluídos no programa “Cidade Legal”. Outros 5.209 lotes seguem em processo de regularização em diferentes bairros, como Jardim Graziela, Chácara Primavera, Jardim Brasil, Jardim Dora, Jardim Ikeda, Itamaracá, Jardim Lazzareschi e Vila Belém.

As ações da Diretoria de Planejamento Territorial também foram apresentadas, incluindo o programa “Suzano Mais Praças”, que prevê a construção de 32 novas praças e a revitalização de outras 18, e o “Bairros Mais Completos”, que oficializou 25 unidades de planejamento por meio da lei de abairramento nº 5.688/2025.

Já a Diretoria de Planos e Projetos desenvolveu 55 projetos desde 2017, entre eles intervenções em praças, ampliações de escolas e unidades de saúde e reformas em prédios administrativos municipais.

Desenvolvimento urbano e qualidade de vida

“Temos atuado em várias frentes para garantir os serviços que a população precisa em todas as localidades do município, a partir dos processos que legalizaram áreas que até então não eram regularizadas. Assim, conseguimos levar saúde, educação, pavimentação e áreas de lazer, tornando a cidade mais completa e mais humana.” – Elvis Vieira, secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação.