Suzano Meio Ambiente
Meio Ambiente de Suzano participa de evento de dez anos da APRM Alto Tietê Cabeceiras
O encontro reforçou a importância da cooperação entre municípios, Estado e sociedade civil na proteção dos mananciais.
10/10/2025 10h24
Por: Redação
Encontro destacou a importância da preservação dos mananciais e reuniu autoridades ambientais, gestores públicos, promotores e representantes da sociedade civil

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano participou, nesta quinta-feira (09/10), do evento em comemoração aos dez anos da lei estadual nº 15.913/2015, que instituiu a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) Alto Tietê Cabeceiras. A iniciativa, realizada no Prédio 2 da Prefeitura de Mogi das Cruzes, contou com painéis e debates sobre preservação ambiental e políticas públicas para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Promovido pelo Grupo de Fiscalização Integrada Alto Tietê Cabeceiras (GFI/ATC). Participaram do evento autoridades ambientais, gestores públicos, promotores de Justiça, policiais civis e militares, técnicos ambientais e representantes da sociedade civil.

Palestras e debates

A programação contou com duas palestras principais. Cesar Louvison, advogado e cientista social do Departamento de Planejamento da Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, abordou a importância da preservação da natureza para a manutenção da qualidade da água, destacando os impactos da ocupação irregular, poluição e falta de planejamento urbano.

A promotora de Justiça Joana Franklin de Araújo, integrante do Gaema – Núcleo Cabeceiras, apresentou um histórico da legislação sobre mananciais e a aplicação da lei estadual nº 15.913/2015, destacando os desafios e avanços da última década.

Participação de Suzano

Representando Suzano, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, e a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental, Solange Wuo Franco, além de técnicos da secretaria. Solange Franco palestrou sobre a atuação dos municípios dentro do GFI/ATC, enfatizando a integração entre entes públicos e conscientização da sociedade.

“O trabalho de preservação dos mananciais exige esforço contínuo e integração entre os entes públicos. Estar presente neste evento reafirma o compromisso de Suzano com a sustentabilidade e com a defesa de um patrimônio natural que garante a qualidade de vida das futuras gerações.” – Solange Wuo Franco, diretora de Fiscalização e Controle Ambiental de Suzano.

O secretário André Chiang ressaltou a importância da participação técnica de Suzano nas pautas ambientais regionais. “A APRM Alto Tietê Cabeceiras mostra como a união entre municípios, Estado e comunidade gera resultados concretos. Nossa equipe trabalha para que Suzano continue contribuindo com ações efetivas de preservação, fiscalização e educação ambiental”, afirmou.

Autoridades presentes

Além dos representantes de Suzano, participaram do evento autoridades como o prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes; a secretária de Meio Ambiente de Salesópolis, Patrícia Cesare; o secretário de Meio Ambiente de Arujá, Juvenal Fernando Penteado; a secretária de Sustentabilidade de Mogi das Cruzes, Regina Sesoko; a secretária de Meio Ambiente de Poá, Claudete Canada; o secretário-executivo do Condemat+, Adriano Leite; e diversos promotores, delegados e coordenadores ambientais.