Suzano Conseg
Segurança e Meio Ambiente participam de reunião do Conseg na região sul
|Na Escola Estadual Helena Zerrenner, no Clube dos Oficiais, região sul da cidade
10/10/2025 10h09
Por: Redação
Encontro discutiu temas como iluminação pública, perturbação de sossego e combate a loteamentos irregulares, além de esclarecer dúvidas sobre rede de água e esgoto

As Secretarias de Segurança Cidadã e de Meio Ambiente de Suzano participaram nesta terça-feira (7/10) de uma reunião promovida pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Sul. O encontro teve como objetivo aproximar o Poder Público dos moradores, ouvir demandas e discutir ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e à manutenção da ordem pública na região.

Durante a reunião, os moradores demonstraram gratidão à Guarda Civil Municipal (GCM) pela atuação constante no combate a casos de perturbação de sossego. Também foram discutidos temas relacionados à iluminação pública e à infraestrutura local, incluindo denúncias de pontos específicos com som alto e aglomerações, que serão apuradas pela Secretaria de Segurança Cidadã.

Estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, André Chiang; o assessor estratégico da Secretaria de Segurança Cidadã, Marcelo Miyasaki (representando o secretário Francisco Balbino); o comandante da GCM, Rodrigo Kanashiro; o delegado titular do 1º Distrito Policial, Lourival Noronha; o chefe dos investigadores, Mauro Eidi; e o presidente do Conseg Sul, Marcos Roque.

“A cidade é feita por todos nós. Quando os moradores se envolvem, denunciam e participam das decisões, conseguimos agir com mais precisão e oferecer respostas mais rápidas às demandas locais” – Marcelo Miyasaki, assessor estratégico da Secretaria de Segurança Cidadã.

A Secretaria de Meio Ambiente concentrou sua participação no combate aos loteamentos irregulares e no esclarecimento de dúvidas sobre a rede de água, esgoto e energia elétrica. O secretário André Chiang destacou a intensificação das fiscalizações em áreas suspeitas, com apoio do Grupo de Fiscalização Integrada/Alto Tietê Cabeceiras (GFI/ATC).

“O combate aos loteamentos irregulares é uma das nossas prioridades, porque eles trazem inúmeros prejuízos ao meio ambiente e à segurança das pessoas. O trabalho do GFI/ATC tem sido fundamental para coibir essas práticas e garantir que o crescimento da cidade aconteça de forma ordenada e responsável” – André Chiang, secretário de Meio Ambiente.

Chiang também explicou o planejamento para ampliar a cobertura de serviços essenciais, em parceria com a Sabesp e a EDP São Paulo, garantindo saneamento e energia elétrica apenas em lotes devidamente regularizados.

O secretário de Segurança Cidadã reforçou o compromisso da administração municipal com a participação popular e a atuação preventiva da GCM, afirmando que o diálogo com a comunidade fortalece a segurança comunitária na região.

“A segurança pública se fortalece quando há participação da comunidade e integração entre os órgãos municipais. Nossa GCM continuará atuando de forma rigorosa no combate à perturbação de sossego” – Francisco Balbino, secretário de Segurança Cidadã.