Prefeitura de Guarulhos registrou 1.114 atendimentos de saúde prestados aos romeiros que seguem em direção ao Santuário Nacional de Aparecida até esta quarta-feira (8). A estrutura montada nos postos Sakamoto, Farol e da Borracharia oferece assistência desde sábado (4), com equipes compostas por um médico, um enfermeiro e dois técnicos ou auxiliares de enfermagem da Secretaria da Saúde.
Entre as principais queixas relatadas pelos peregrinos estão dores musculares e nos pés, conforme informou a enfermeira Janete de Jesus Franco, que atua em um dos pontos de apoio. Dos 1.405 procedimentos realizados entre os dias 4 e 8 de outubro, 327 foram curativos, muitos deles voltados ao tratamento de bolhas provocadas pela longa caminhada.
O total de procedimentos também incluiu acolhimentos e orientações (575), aferições de pressão arterial (178), terapias de reidratação oral (211), administração de medicamentos (80) e verificações de glicemia capilar (34). O posto Sakamoto concentrou o maior número de atendimentos, com 470 registros, seguido pelos postos Farol e da Borracharia, com 322 cada.
A romeira Tatiana Lima, de 44 anos, publicitária, participa da peregrinação há oito anos e destacou a importância do apoio oferecido pela Prefeitura: “Sem eles não seria possível concluir a caminhada”. Neste ano, ela percorre o trajeto com um grupo de 79 romeiros de Guarulhos, motivada por razões especiais. “Minha filha está se formando em medicina e um amigo querido está em tratamento contra o câncer. Se tudo der certo, essa caminhada trará a cura e a vitória”, disse.
O atendimento segue até sexta-feira (10), das 9h às 16h, no posto Sakamoto (km 210,5 – sentido Rio de Janeiro). As atividades no posto da Borracharia (km 216 – sentido São Paulo) foram encerradas na quarta-feira (8), e no posto Farol (km 208 – sentido Rio de Janeiro) nesta quinta (9).