A 4ª edição da Festa Literária de Guararema (FLIG) contará com uma programação gratuita e diversificada entre os dias 11 e 19 de outubro, reunindo mais de dez lançamentos de livros que refletem a pluralidade e a força da literatura contemporânea. Os lançamentos incluem obras de autores convidados, escritores locais e alunos da Rede Municipal de Ensino, que participarão das atividades “Confabulando”, com sessões de autógrafos e bate-papos sobre suas histórias e inspirações.
Programação de lançamentos
As atividades têm início no sábado, 11 de outubro, com três lançamentos:
- 13h – Marcus Aurelius (re)lança “Coelhos e Tartarugas”;
- 15h – Giuliana Zanin faz o (re)lançamento de “De onde o coração não alcança: com amor, Coração”;
- 18h – Michael Meyson (re)lança “Içá”.
No domingo, 12 de outubro, a programação destaca os jovens autores das escolas municipais:
- 10h – Alunos da Escola Municipal “João Baptista Jungers”, de Luís Carlos, lançam “Conte Guararema: Luís Carlos”;
- 11h20 – Estudantes do Relicário lançam títulos produzidos no Centro de Aprendizagem;
- 12h – Edi Holanda lança “Aventuras no Fundo do Mar”;
- 13h – Alunos da Escola Municipal “Professora Eunice Leonor Lopes Prado”, do Vale dos Eucaliptos, apresentam “Quer ser meu amigo?”;
- 15h – A autora mirim Alice Dourado lança “Os animais têm seus segredos”;
- 16h – Clara Freire, Elisa Eroles e Camila Eroles divulgam “Rainha Rubi” e “Em terras Brasileiras”.
Literatura local em destaque
A programação segue na sexta-feira, 17 de outubro, às 17h30, com Ana Santiago e o lançamento das obras “A que vim” e “Fonte Borbulhante”. No sábado, 18 de outubro, às 11h40, Marcela Rabelo faz o (re)lançamento de “Tempo Perdido”; às 15h, Li Couto apresenta “A guardiã e o Guerreiro”; e às 17h, Valéria Alonso lança “A Pipa de Lipi”.
Encerrando a programação, no domingo, 19 de outubro, às 10h, Alessandra Viotto lança “A capivarinha que não queria crescer”, obra voltada ao público infantil.
Informações e tema da edição
A edição de 2025 da FLIG traz o tema “As fantásticas fábulas de La Fontaine” e promete ser um espaço de celebração da leitura, da criatividade e da troca cultural entre autores e leitores de todas as idades.
A programação completa da 4ª FLIG pode ser consultada no site oficial da Prefeitura de Guararema, assim como nas redes sociais