A primeira audiência pública para discutir o Plano Estadual de Segurança Viária (PSV-SP), elaborado pelo Governo de São Paulo, ocorreu na sede do Detran-SP nesta terça-feira (7) e teve a participação de representantes de 11 cidades e de 21 instituições. O encontro representa as etapas finais de um trabalho colaborativo de diversos atores do poder público, da sociedade civil e de especialistas com o objetivo de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030 e seguir consolidando políticas a partir daí.
“O plano vem sendo construído a várias mãos. Um trânsito seguro se faz com a participação de todos”, disse Frederico Arantes, coordenador do Sistema Estadual de Trânsito (Sistran-SP) e coordenador do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP), na abertura do evento.
“Iniciamos os trabalhos no plano em março deste ano, definindo metodologias, constituindo um comitê executor e coletando sugestões de ações concretas a partir de pontos focais indicados pelos diferentes órgãos envolvidos. Em novembro, a partir de todas as manifestações recebidas até o prazo final da consulta pública, teremos a revisão do documento, com expectativa de ter o 1º Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo publicado até dezembro”, disse Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP.
Uma nova audiência pública, desta vez online, será realizada na noite desta quinta-feira (9), das 19h30 às 21h30, no canal do Cetran-SP no Youtube (para quem desejar apenas acompanhar) e pelo aplicativo Teams (para quem quiser se manifestar, é preciso efetuar a inscrição aqui ).
Sobre o PSV-SP
O Plano Estadual de Segurança Viária (PSV-SP) é uma iniciativa inédita do Governo do Estado de São Paulo e envolve todos os órgãos estaduais de trânsito. O objetivo principal é o de nortear políticas públicas que tornem o trânsito mais seguro e menos letal, com olhar especial para os elementos mais frágeis do ecossistema viário. O PSV-SP visa a criação de políticas públicas, ações educativas e de fiscalização para coibir infrações e sinistros, com respaldo em estudos e dados colhidos ao longo dos anos.