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Procon-SP alerta para a venda de produtos com validade vencida nas cidades da Rota de Peregrinação Paulista
Fiscais detectaram aumento no número de produtos impróprios para consumo em recentes verificações; consumidores devem redobrar os cuidados e pedir ...
08/10/2025 08h30
Por: Redação Fonte: Secom SP

O Procon-SP (estadual) está alerta os consumidores que visitarão a cidade de Aparecida e outras localidades ao longo da Rota de Peregrinação Paulista, especialmente durante o período de grande movimento turístico, em outubro, por conta das celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida. A razão é que em ações fiscalizatórias recentes, fiscais do órgão de defesa do consumidor têm identificado um aumento significativo na venda de produtos com prazos de validade expirados.

Com maior intensidade na região do Vale do Paraíba, onde se encontra o mais percorrido roteiro de peregrinação paulista, as equipes do Procon-SP constataram que muitos estabelecimentos têm comercializado alimentos e bebidas com prazo de validade vencido, colocando em risco a saúde dos consumidores. A situação se agrava no contexto das festividades religiosas, quando um número expressivo de fiéis visita as cidades da região, o que aumenta a demanda por produtos alimentícios e bebidas em pontos de venda temporários e lojas locais.

Cuidados essenciais na compra de alimentos

O Procon-SP orienta os consumidores a observarem diversos detalhes antes de adquirir produtos alimentícios. Entre os cuidados recomendados estão:

Rótulos e informações obrigatórias

É fundamental que alimentos industrializados apresentem todas as informações obrigatórias na rotulagem. Os consumidores devem atentar para:

E se o produto estiver estragado?

Caso o consumidor perceba que comprou um produto impróprio para consumo, como alimentos vencidos ou deteriorados, o Procon-SP orienta que o consumidor exerça seu direito de reclamação.

O Código de Defesa do Consumidor garante que o consumidor pode exigir a substituição do produto ou o reembolso integral da quantia paga. Para isso, é importante guardar o recibo ou nota fiscal da compra, além de conservar o produto impróprio ou estragado, no caso de a empresa solicitá-lo para análise.

Nas situações de intoxicação alimentar, recomenda-se procurar um médico imediatamente e solicitar um laudo.

Nota fiscal

Apesar de muitos dos negócios serem informais, é importante que o consumidor procure adquirir também os alimentos e bebidas pedindo nota fiscal. Este documento ajudará a identificar um estabelecimento em caso de problemas de saúde, não só individual, mas coletivo, o que é importante até para as autoridades sanitárias e os serviços de saúde.

Quem fiscaliza

No Brasil, o controle e a fiscalização de alimentos são competências de diversos órgãos e entidades, que atuam em diferentes etapas da cadeia produtiva de alimentos. Alguns dos principais:

Ministério da Agricultura e Pecuária: responsável por coordenar a política nacional de desenvolvimento agropecuário, incluindo o controle sanitário e a fiscalização de produtos de origem animal e vegetal.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): responsável pela regulamentação, controle e fiscalização de produtos e serviços que envolvem risco à saúde pública, incluindo alimentos industrializados, aditivos alimentares e embalagens.

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro): responsável pela avaliação da conformidade de produtos e serviços em relação a normas técnicas e regulamentações. Em SP, o órgão delegado do Inmetro é o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas), também vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, como a Fundação Procon-SP.

Secretarias Estaduais de Saúde: responsáveis pela vigilância sanitária estadual e pela fiscalização de alimentos em estabelecimentos comerciais e em feiras livres.

Procons: órgãos de defesa do consumidor, estaduais, municipais ou vinculados ao MP ou Assembleias Legislativas, responsáveis por fiscalizar a qualidade e a segurança dos produtos e serviços, incluindo a venda de alimentos e bebidas.

Reclamações e denúncias

Os consumidores que identificarem situações em que os alimentos e bebidas não estejam sendo oferecidos com os devidos cuidados, podem registrar uma reclamação ou fazer uma denúncia em um dos órgãos fiscalizadores de sua cidade ou estado.

Para quem reside em SP, o site do Procon é: www.procon.sp.gov.br . Fotografar ou documentar a situação é um fator importante para comprovar a irregularidade, permitindo aos órgãos fiscalizadores atuarem com assertividade.