A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos colocará todo o seu efetivo operacional nas ruas entre os dias 9 e 14 de outubro, período em que ocorrem os shows e atividades da 41ª Festa da Uva Fina e das comemorações pelos 72 anos de emancipação político-administrativa do município.
O esquema de segurança contará também com o apoio das Polícias Civil e Militar, em uma operação integrada que visa garantir tranquilidade ao público que participará da programação especial organizada pela Prefeitura.
Monitoramento por câmeras e atuação integrada
Além das equipes em campo, a operação contará com suporte da Central Integrada Monitora Ferraz, que utiliza câmeras instaladas em pontos estratégicos para ampliar o alcance da vigilância durante o evento. O sistema permitirá resposta rápida a qualquer ocorrência nas imediações da festa e em outras regiões da cidade.
“O objetivo é coibir ocorrências durante todos os dias de festa e reforçar a sensação de segurança da população”, afirmou o comandante da GCM, Cléverson Ramos.
Forças de apoio e orientações ao público
Por questões de estratégia, os números de agentes envolvidos não serão divulgados. Além da GCM e das Polícias Civil e Militar, a Defesa Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipes médicas estarão de prontidão para eventuais emergências.
A Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Civil orienta os visitantes a redobrarem a atenção com pertences pessoais — como celulares, documentos e mochilas — e a manterem crianças sempre próximas de seus responsáveis. Em caso de ocorrência, o público deve procurar um agente da GCM, que estará presente dentro e fora do Complexo Poliesportivo Gothard Kaesemodel, o Birutão.