Conforme a recomendação do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica “Professor Alexandre Vranjac” (CVE), a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a vacinação contra a febre amarela.
Importância da vacinação
A vacina é a principal forma de proteção contra a doença, transmitida por mosquitos infectados, que pode causar sintomas como febre alta, dor de cabeça, calafrios, fadiga, dores musculares, náuseas e vômitos. Em casos graves, a doença pode levar a complicações hepáticas e renais, além de hemorragias.
Locais e público-alvo
Em Guararema, a vacinação está disponível em todas as unidades de saúde do município:
- Centro de Saúde de Atenção Primária – Cesap
- UBS Jardim Dulce
- UBS Lambari
Todas as unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. A recomendação é que todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos que ainda não receberam a vacina se imunizem. Para idosos, é necessária avaliação prévia antes da vacinação.
Orientações para viajantes e prevenção adicional
Pessoas que vão viajar ou participar de romarias e eventos com deslocamento entre cidades ou estados devem se vacinar, pelo menos, 10 dias antes da exposição. Outras medidas preventivas incluem o uso de roupas compridas, aplicação de repelente e evitar locais próximos a matas e rios sem proteção. Crianças menores de seis meses devem usar mosquiteiros, já que ainda não podem ser vacinadas.
Informações e contatos
Mais informações podem ser obtidas nos seguintes telefones:
- Secretaria Municipal de Saúde: (11) 4693-8040
- CESAP: (11) 4693-8570
- UBS Lambari: (11) 4693-3448 / (11) 4693-3484
- UBS Jardim Dulce: (11) 4693-6147 / (11) 4693-5964