A Secretaria Municipal de Educação de Suzano homenageou nesta segunda-feira (06/10) dez escolas da rede municipal de ensino com o “Prêmio Excelência Educacional 2025”, em reconhecimento ao desempenho obtido no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em 2024.
O evento, realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, reuniu autoridades municipais, educadores e servidores da rede, consolidando um momento de celebração e valorização da qualidade educacional suzanense.
Escolas municipais premiadas
As dez unidades reconhecidas foram:
- Adélia de Lima Franco (Jardim Amazonas);
- Professor Antonio Maschietto (Jardim Santa Inês);
- Antonio Carlos Mayer (Jardim Maitê);
- Odário Ferreira da Silva (Jardim Belém);
- José Celestino Sanches (Jardim Varan);
- Lídia Lima da Silva (Jardim Planalto);
- Professor Manoel Vicente Ferreira Filho (Vila Helena);
- Professora Maria Odete Cara Gouvêa (Jardim do Lago);
- Mércia Amaral Andrade de Brito (Parque Residencial Casa Branca);
- Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida (bairro dos Moreiras).
Cada unidade recebeu uma placa de reconhecimento, entregue pelo prefeito Pedro Ishi, e um totem da cidade.
Autoridades presentes
Além do prefeito e da secretária municipal de Educação, Renata Priscila, estiveram presentes a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, o vice-prefeito Said Raful, o presidente da Câmara Artur Takayama, o vereador Josias Ferreira Silva (Josias Mineiro) e os secretários municipais Alex Santos (Governo), Cintia Lira (Administração), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Afrânio Evaristo (Gabinete), Renato Ferraris (Assuntos Jurídicos) e César Braga (Controladoria).
Compromisso com a qualidade educacional
Durante a solenidade, Renata Priscila destacou o empenho dos profissionais da rede municipal. “Este prêmio é o reflexo de um trabalho construído com muito amor, dedicação e responsabilidade. Cada professor, gestor e funcionário contribui diariamente para transformar a vida dos nossos alunos. Atingir as metas do Saresp mostra que Suzano está no caminho certo, valorizando o ensino público e investindo em oportunidades para nossas crianças e jovens”, afirmou.
O Saresp é uma avaliação aplicada pela rede estadual de ensino e faz parte de um regime de colaboração entre Estado e municípios. O desempenho das escolas é medido por meio de índices que avaliam a aprendizagem dos alunos, servindo de base para políticas públicas e repasses de recursos. As escolas suzanenses premiadas atingiram as metas estabelecidas, garantindo o reconhecimento estadual por sua excelência em ensino.
“Suzano tem mostrado que investir em Educação é investir no futuro da cidade. Este resultado é fruto do trabalho de quem está na sala de aula, nas escolas e na gestão, acreditando que a mudança começa pelo conhecimento”, destacou o prefeito Pedro Ishi.
O chefe do Executivo municipal também reafirmou o compromisso da Prefeitura em continuar investindo na rede municipal com infraestrutura, capacitação e políticas públicas que garantam ainda mais avanços na educação suzanense.