Mogi das Cruzes Jornada Matemática
Quatro equipes avançam à final da Jornada Matemática 2025 em Mogi
Final está marcada para 12 de novembro no Cemforpe
03/10/2025 13h23 Atualizada há 11 horas
Por: Redação
Educação - PMMC

Estão definidas as quatro equipes que disputarão a final da Jornada Matemática 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes por meio do Departamento Pedagógico (Deped). Os desafios do último dia da fase polo aconteceram na quinta-feira (2), no Bloco Didático do Cemforpe, na Vila Mogilar.

Finalistas definidos

As equipes classificadas são:

  • Matemáquinas – EM Coronel Almeida (Centro);
  • Celebridades da Matemática – EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico);
  • Galáxia – EM Dom Paulo Rolim Loureiro (Pindorama);
  • Fogo Matemático – EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo (Parque Residencial Itapety).

“A Jornada Matemática estimula o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, reforçando nosso compromisso com uma educação de qualidade. Parabenizo todos os estudantes e educadores das escolas participantes por representarem tão bem nossa rede municipal”, afirmou a secretária de Educação, Darly Carvalho.

Participação e entusiasmo

Além das finalistas, participaram do último dia da fase polo as equipes: Aluno 123 (EM Profº Afonso Caporali Filho, Cocuera), 5º ano C (EM Dr. Waldir Paiva de Oliveira Freitas, Braz Cubas), Futuro Mogi (EM Profª Apparecida Ferreira Cursino, Jardim Universo) e Furacão 2025 (EM Eng. Cláudio Abrahão, Jardim Santa Tereza). Ao todo, 20 escolas municipais participaram desta etapa.

A emoção tomou conta dos estudantes classificados. “Gostei muito de ter participado, foi uma conquista em equipe com meus amigos. Sem eles, eu não conseguiria”, relatou Kimberly Rocha Palma, da EM Dom Paulo Rolim Loureiro. Maria Cecília Nascimento Brito Loureiro, da EM Coronel Almeida, completou: “Agora vamos estudar mais ainda para a final”.

Sobre a Jornada Matemática

Voltada às turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, a Jornada Matemática tem como objetivo estimular o raciocínio lógico e o trabalho em equipe por meio de atividades coletivas. A proposta busca criar um espaço de colaboração e troca de saberes entre os estudantes, tornando o aprendizado da Matemática mais dinâmico e atrativo.