Suzano “Cola no SUS”
Saúde de Suzano promove ação educativa sobre violência com jovens da Guarda Mirim
Ação faz parte do projeto “Cola no SUS”
03/10/2025 09h26
Por: Redação
Por meio do projeto ‘Cola no SUS’, equipes de diferentes setores da pasta mantêm rotina de encontros com jovens para mostrar serviços que garantem suporte às famílias

A Secretaria de Saúde de Suzano realizou, na última quinta-feira (25/09), uma atividade educativa com 35 jovens da Guarda Mirim da cidade, em uma das unidades da entidade localizada no Jardim Santa Lúcia. A ação abordou o tema da violência e integrou o projeto Cola no SUS, que busca aproximar os serviços públicos de saúde da população e oferecer suporte às famílias.

O trabalho foi conduzido pela Diretoria de Atenção à Saúde, por meio da coordenação da Educação Permanente em Saúde e da Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS).

“É preciso desnaturalizar as violências ocorridas em nosso cotidiano para poder enfrentá-las.” – Magna Damasceno, coordenadora da Educação Permanente em Saúde.

Debate e próximos encontros

Durante a atividade, os jovens participaram de uma roda de conversa que buscou apresentar situações que podem caracterizar comportamentos violentos, incentivando o reconhecimento e o enfrentamento dessas práticas no dia a dia.

Em 2025, já foram realizados outros dois encontros com os guardas mirins, que abordaram temas como saúde reprodutiva e sexual, saúde mental e a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). As próximas reuniões terão como foco saúde bucal e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).

“É muito importante abordar os temas que têm relação direta com a realidade deles. As orientações fazem toda a diferença no presente e no futuro.” – Cintia Steffens Watanabe, diretora de Atenção à Saúde.
“Queremos mostrar aos jovens a forma como atuamos e as orientações que precisam ser assimiladas sobre temas tão relevantes como o que foi tratado desta vez.” – Diego Ferreira, secretário municipal de Saúde.