Itaquaquecetuba SuperAção SP
Itaquá lança programa SuperAção SP para apoiar 2,8 mil famílias
Município é único do Alto Tietê entre os primeiros contemplados
02/10/2025 20h33
Por: Redação
Assistência Social - PMI

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, lançou nesta quarta-feira () o programa SuperAção SP, que acompanhará 2.883 famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas no CadÚnico.

Itaquá é um dos oito primeiros municípios do estado a receber a iniciativa — ao lado de Barueri, Cabreúva, Campinas, Embu das Artes, Paulínia, São Roque e São Vicente — e o único do Alto Tietê. O programa prevê investimento de R$ 2,3 milhões para execução local.

Etapas e metodologia

A implantação será gradativa. Nesta primeira fase, 200 famílias serão atendidas por dez agentes sociais, que iniciam nesta quinta-feira () visitas domiciliares para construir o Plano de Desenvolvimento Familiar (PDF). O documento estabelece metas de acordo com a realidade de cada família, incluindo acesso a qualificação profissional, emprego e renda, saúde, educação e habitação. Os encontros podem ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

Autoridades destacam importância da iniciativa

“É um momento de virada para as famílias. Não se trata apenas de um auxílio, são oportunidades reais de transformação. Estamos falando de dignidade, autonomia e futuro. Itaquá avança e o social está no centro da nossa gestão.” — Eduardo Boigues, prefeito de Itaquaquecetuba.

“O SuperAção SP é a união de esforços para romper o ciclo da pobreza, combinando a estratégia do Estado, a parceria e a força dos municípios e a dedicação das equipes em campo.” — Andrezza Rosalém, secretária estadual de Desenvolvimento Social.

“A grande diferença do SuperAção é a busca ativa. Nossas equipes irão até a casa das famílias, construindo planos individualizados que respeitam a realidade de cada uma. É um trabalho humano, de qualidade e respeito. Isso é o social na prática.” — Gabriel Rocha, secretário municipal de Saúde e Assistência Social.

“Estamos falando de quase 3 mil famílias que serão acompanhadas de perto, com um olhar humano e integrado. Acreditamos nesse tipo de política pública, com ações concretas e resultados reais.” — Mila Boigues, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Itaquá.