Nesta quarta-feira (1º), Dia do Vendedor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo está com vagas de emprego e cursos de qualificação no setor de vendas por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) e do Trampolim, plataforma que integra ações de empregabilidade e capacitação.
Alan Felipe Silva Garcia, 30 anos, conseguiu um emprego de vendedor por meio do PAT de Barretos. Em 2023, após ficar desempregado, ele conta que o programa foi sua primeira opção na busca pela recolocação. Na primeira ida à unidade, saiu de lá com uma carta de encaminhamento e em menos de um mês estava empregado. “O atendimento foi ótimo. O PAT me ajudou no momento em que mais precisei”, comenta.
Em novembro, ele vai completar dois anos no novo emprego. “Eu me encontrei profissionalmente. Trabalho muito feliz graças ao PAT”, celebra.
Atualmente, os PATs reúnem 794 oportunidades para vendedor em diversas regiões do estado, enquanto o Trampolim disponibiliza 140 vagas para a função, com inscrições gratuitas pelo site www.trampolim.sp.gov.br.
Os interessados em seguir o mesmo caminho de Alan podem se candidatar às vagas presencialmente em um dos PATs espalhados pelo estado. Para participar, basta levar RG, CPF e Carteira de Trabalho (física ou digital). Os endereços estão disponíveis em: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats/.
Já as vagas ofertadas pelo Trampolim estão abertas no site www.trampolim.sp.gov.br.
Quem tem interesse em se qualificar para ingressar na área de vendas pode se inscrever no curso “Técnicas de Vendas com inclusão digital” pela plataforma Trampolim, acessando www.trampolim.sp.gov.br. Atualmente, estão abertas 10 vagas oferecidas em cinco municípios do estado: Birigui, Bragança Paulista, Caçapava, Orlândia e São Sebastião. As inscrições seguem abertas até o dia 12 de outubro, com início das aulas previsto para 20 de outubro.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).