Guarulhos Semana do Idoso
Guarulhos abre Semana do Idoso com atividades e serviços na Cidade Soberana
Evento reúne idosos com atividades físicas, lazer e serviços gratuitos
30/09/2025 10h40
Por: Redação
Imagens: Divulgação/PMG

Cerca de 70 idosos participaram nesta segunda-feira (29/09) da abertura da Semana do Idoso na Cidade Soberana, realizada na EPG Pastor Sebastião Luiz da Fonseca, na praça Estrela. A programação contou com música, dança, exercícios do projeto Movimento 60+ Ativação e serviços gratuitos, como aferição da pressão arterial, orientação médica (UBS Soberana), corte de cabelo e manicure, orientação jurídica (OAB/Guarulhos), exame oftalmológico, atendimentos com nutricionista, inclusão digital, assistência social e van do CadÚnico (Secretaria de Desenvolvimento Social, Proteção e Defesa Civil).

As atividades são promovidas pela Subsecretaria de Políticas para o Idoso em alusão ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e seguem ao longo da semana em outros polos do projeto, sempre das 8h às 14h.

Importância do projeto Movimento 60+ Ativação

A subsecretária Cristina Santana Gonçalves destacou que a data celebra direitos conquistados pelos idosos, como a Carteira do Idoso (gratuidade em passagens interestaduais) e o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Ela ressaltou ainda a relevância do Movimento 60+ Ativação, desenvolvido em 43 polos da cidade, que promove envelhecimento saudável e ativo.

Participantes como Edite Ferreira da Silva, de 65 anos, e Domingos Antonio de Souza, de 70 anos, elogiaram a iniciativa por concentrar diversas atividades e serviços em um único local, permitindo acompanhamento da saúde, lazer e orientação jurídica.

Próximos polos da Semana do Idoso

  • 30/09 – Paróquia Santa Cruz do Taboão (rua Maria Elisa, 112, Jardim Tamassia)
  • 01/10 – Polo CIC Pimentas (estrada do Capão Bonito, 53, Pimentas)
  • Data a definir – Núcleo do Idoso (rua dos Jesuítas, 483, Cidade Industrial Satélite)

A programação mantém atividades de socialização, saúde, orientação e inclusão digital para pessoas com 60 anos ou mais.