Suzano GCM
GCM detém quatro suspeitos de praticar arrastões na região norte de Suzano
Ação recuperou celulares e objetos roubados em suposto cativeiro
30/09/2025 09h41
Por: Redação
Mobilização envolveu equipes da Força Patrulha e da Romo; agentes também recuperaram diversos pertences das vítimas, como bolsas, documentos e ao menos sete celulares, em um imóvel supostamente utilizado como cativeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano deteve três homens e apreendeu um adolescente nesta segunda-feira (29), suspeitos de praticar arrastões na região norte da cidade e em bairros próximos ao limite com Itaquaquecetuba. A operação resultou na recuperação de sete celulares e outros pertences roubados, além da apreensão de uma motocicleta utilizada nos crimes.

A ocorrência teve início no bairro Cidade Boa Vista, quando uma vítima relatou a agentes da Força Patrulha ter sido agredida, sequestrada e mantida em cativeiro. Durante as buscas, um menor foi localizado e reconhecido por ao menos cinco vítimas como um dos autores dos roubos. Ele levou os guardas a um imóvel na rua Francisco José da Silva, onde foram encontrados objetos roubados.

“Essa ação demonstra a agilidade e o comprometimento da nossa GCM em proteger a população. Em poucas horas, conseguimos retirar das ruas suspeitos que vinham aterrorizando famílias com roubos e violência” – Francisco Balbino, secretário municipal de Segurança Cidadã.

Prisão de suspeitos e recuperação de motocicleta

Enquanto a primeira ocorrência era registrada, equipes da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo) localizaram uma motocicleta Honda CG, de cor vermelha e branca, utilizada nos assaltos. O veículo foi encontrado na rua Margarida Lima de Oliveira, também no Cidade Boa Vista. Três indivíduos que estavam próximos ao local foram conduzidos ao 2º Distrito Policial de Suzano para investigação.

Operação Cidade e Ordem fiscaliza estabelecimentos

Dois dias antes, no sábado (27), a região norte recebeu mais uma edição da Operação Cidade e Ordem, que integrou a atuação da GCM, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Cidadã, Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária. A ação contou com 13 guardas e cinco viaturas, além de equipes de apoio.

Entre as ocorrências registradas estavam denúncias de perturbação de sossego e irregularidades em estabelecimentos. No Jardim Revista, bares receberam autuações por descumprir horários de funcionamento, venda de bebidas alcoólicas a menores e violação da lei antifumo. Em outros pontos, como a avenida Francisco Marengo e a rua Benedito Salomé da Anunciação, também foram aplicadas multas e notificações relacionadas ao fechamento obrigatório às 23h.

Segundo a Secretaria de Segurança Cidadã, a operação busca coibir abusos, reduzir a criminalidade e garantir mais tranquilidade aos moradores. “A prefeitura está atenta não apenas aos crimes mais graves, mas também às situações que afetam o cotidiano, como perturbação de sossego e irregularidades em bares e adegas. A união dos setores potencializa os resultados e melhora a qualidade de vida da população”, reforçou a pasta.