Mogi das Cruzes Pessoa Idosa
Mogi das Cruzes prepara programação especial para o Mês da Pessoa Idosa
Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes promove atividades voltadas à valorização e protagonismo de homens e mulheres com 60 anos ou mais.
29/09/2025 11h18 Atualizada há 3 horas
Por: Redação
Longevidade - PMMC

Atividades e objetivos

As ações, organizadas pela Secretaria de Longevidade em parceria com outras secretarias municipais, incluem palestras educativas, oficinas de saúde e qualidade de vida, rodas de conversa, atividades físicas, culturais e momentos de lazer. O objetivo é promover integração social, respeito aos direitos da pessoa idosa e incentivar um envelhecimento ativo e saudável.

Abertura e destaques do mês

A abertura ocorrerá no dia 1º de outubro, Dia da Pessoa Idosa, às 9h30, no Pró-Hiper (Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, bairro do Mogilar). A programação inclui aula de hidroginástica, café comunitário, atividades culturais e musicais, com encerramento do dia com apresentação do grupo “Samba e Canção”.

A prefeita Mara Bertaiolli ressaltou a importância da data: “O mês da pessoa idosa é um momento para reforçarmos o nosso compromisso com aqueles que tanto contribuíram e continuam ajudando a escrever a história e o desenvolvimento da nossa cidade”.

Principais atividades de outubro

  • 3/10, 7h15 – Aula de Rádio Taissô com professora Célia Hayashi, em frente à Prefeitura.
  • 8/10, 14h – Lançamento do Letramento Digital, Prédio 02 da Prefeitura (Rua Francisco Franco, 133 – Centro).
  • 16/10, 18h30 – Concurso Miss e Mister 60+, Salão de Festas do Clube de Campo de Mogi das Cruzes. Inscrições até 26/9, presencial ou pelo site.
  • 22/10, 9h – Atividades ambientais no Sítio Nakahara, Cocuera, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal.
  • 22/10, 18h30 – Palestra com a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, Auditório do Cemforpe.
  • 27 e 28/10, 9h – Palestras sobre golpes cibernéticos com o delegado Francisco Del Poente, no Centro Dia do Idoso e Casa de Clara.

Sobre Mirian Goldenberg

Mirian Goldenberg é professora titular aposentada da UFRJ, antropóloga e escritora renomada nacionalmente por suas pesquisas sobre gênero, envelhecimento, autonomia e propósito. É autora de mais de 30 livros, colunista da Folha de S. Paulo e referência no debate sobre qualidade de vida na terceira idade.