O prefeito Pedro Ishi participou nesta sexta-feira (26) da solenidade que oficializou o Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) com o nome do ex-prefeito e ex-deputado Estevam Galvão de Oliveira. O evento reuniu autoridades, familiares e amigos em um momento de emoção e reconhecimento ao legado político do homenageado.
A denominação é resultado do projeto de lei nº 546/2024, de autoria do deputado estadual Carlos Cesar, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado, e coautoria do deputado Marcos Damasio.
Trajetória de Estevam Galvão
Estevam Galvão faleceu em , após dois anos de luta contra um câncer no pâncreas. Foi prefeito de Suzano por quatro mandatos, deputado estadual por cinco e deputado federal em uma legislatura. Sua trajetória foi marcada pela luta para viabilizar a construção do hospital, inicialmente chamado de “Hospital Auxiliar das Clínicas da FMUSP”.
Além de defender a abertura da unidade de portas abertas, atendendo toda a população da região, Estevam foi um dos grandes articuladores políticos que garantiram a autorização da obra após mais de uma década de espera.
Estrutura do hospital
O HRAT, agora oficialmente Hospital Regional do Alto Tietê Deputado Estevam Galvão de Oliveira, atende pacientes encaminhados pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado (Siresp). A unidade dispõe de 150 leitos, distribuídos em:
- 68 de Longa Permanência;
- 19 de Clínica Cirúrgica;
- 53 de Clínica Médica;
- 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Discursos e homenagens
Durante a cerimônia, o diretor técnico João Miranda Rocha destacou: É uma fase importante do hospital, pois muitas mudanças estão acontecendo aqui.
A viúva, Viviane Domschke Galvão de Oliveira, emocionou os presentes ao relembrar a vida pública do marido. Foram 55 anos de casamento, acompanhando sempre sua paixão por Suzano. Que possamos lembrá-lo com orgulho, assim como faz nossa família
, afirmou.
O secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, ressaltou: Já resgatamos o orgulho de ser suzanense e hoje é a ‘cereja do bolo’. Essa obra merece uma grande homenagem.
Para o deputado federal Márcio Alvino, a homenagem é um consenso político: Todos nós tínhamos no Estevam uma inspiração. Ele é unânime para todos.
O presidente da Alesp, André do Prado, lembrou que Estevam foi uma referência de liderança: Hoje, prestamos homenagem a ele, agradecendo por dedicar toda a sua vida pública a Suzano, ao Alto Tietê e ao Estado de São Paulo.
O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, reforçou o vínculo de Estevam com Suzano. Ele falava muito dessa cidade, e todos reconhecem sua luta pelo hospital.
Para o prefeito Pedro Ishi, a homenagem reforça o legado deixado. O Estevam foi um defensor da abertura deste hospital. Atender Suzano era um grande sonho dele. Nossa gratidão por ele emprestar seu nome a essa unidade
, declarou.
Autoridades presentes
Participaram da solenidade representantes dos poderes Executivo e Legislativo de diversas cidades da região, além de vereadores, secretários municipais e familiares do homenageado, incluindo a filha Daniella Galvão, o irmão Milton Galvão e os netos Leonardo e Eduardo.