O governo do Estado confirmou nesta sexta-feira (26) a implantação de 40 leitos de hemodiálise no Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), localizado no bairro Vila Amorim, em Suzano. O novo serviço permitirá até 240 atendimentos, com previsão de entrega até março de 2026. O investimento é de R$ 11 milhões.
Durante o anúncio, também foi oficializada a mudança de nome da unidade para Hospital Regional do Alto Tietê Deputado Estevam Galvão de Oliveira, em homenagem ao ex-prefeito de Suzano e ex-deputado estadual.
Anúncio e autoridades presentes
A apresentação do projeto foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e pelo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado. O evento contou ainda com a presença do prefeito Pedro Ishi e do secretário estadual do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, idealizador da proposta.
“Sinalizávamos a todos a importância de estruturar esse serviço. A hemodiálise está muito ligada à qualidade da água e precisamos ter uma estrutura muito boa para garantir segurança aos pacientes. Começamos a obra, o governador Tarcísio colocou limites e temos até março para inaugurar. Serão 40 leitos aqui, com oportunidade de atender 240 pacientes renais crônicos.” – Eleuses Paiva, secretário estadual da Saúde.
Avanços e impacto regional
O HRAT já realiza procedimentos e cirurgias de pacientes encaminhados pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp). De acordo com a gestão estadual, os novos leitos vão ampliar a rede de atendimento especializado no Alto Tietê, reduzindo filas de espera e melhorando a qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal crônica.
Eleuses Paiva também destacou o aumento nos serviços de saúde em Suzano nos últimos anos. Segundo ele, o município passou de 887 cirurgias eletivas para 1.744, e os procedimentos de urgência subiram de 4,3 mil em 2022 para 9.390 em 2025, crescimento de 120%.
“Desde a abertura, tínhamos o compromisso de entregar vagas de hemodiálise. Sabemos da importância e da necessidade. O ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi lutou muito por isso e o Pedro Ishi, que na época era secretário de Saúde e hoje é prefeito, também reforçava constantemente a urgência de garantir esses leitos. É uma conquista coletiva para Suzano e para toda a região.” – André do Prado, presidente da Alesp.
Depoimentos e reconhecimento
O secretário Rodrigo Ashiuchi destacou o aspecto humano da conquista. “Quero agradecer pela confiança dos colaboradores e da população pela continuidade de um trabalho iniciado há quase nove anos. Esse complexo vem para somar com a saúde de Suzano. Meu pai passou quase cinco anos fazendo hemodiálise e sei muito bem o sofrimento que isso traz. Ver essa estrutura chegar à nossa cidade é uma vitória para milhares de famílias”, disse.
Já o prefeito Pedro Ishi ressaltou os avanços recentes da saúde municipal. “Durante a pandemia de Covid-19, o HRAT foi essencial para atender nossa população e hoje ampliamos para um novo patamar com os leitos de hemodiálise. Em breve vamos inaugurar também uma nova UBS no bairro Cidade Edson. Tenho certeza de que, de onde estiver, o Estevam Galvão está muito feliz ao ver este hospital receber seu nome e avançar com novos serviços para a população”, afirmou.