A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou, em , sessão solene para conceder o título de Cidadão Mogiano ao padre Michel dos Santos, pároco da Igreja Nossa Senhora do Socorro. A iniciativa partiu dos vereadores Edson Santos (PSD) e Johnross (PRD).
A mesa diretiva contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli (PL), do conselheiro do TCE/SP e ex-prefeito Marco Aurélio Bertaiolli, do bispo diocesano dom Pedro Luiz Stringhini, do vice-prefeito Téo Cusatis, do promotor Flávio Montemor Cardoso, do vigário padre Gustavo Catania Ramos e do próprio homenageado.
Discursos e homenagens
“Estou muito feliz por estar vereador e poder conceder este título de Cidadão Mogiano ao padre Michel. Ele faz uma grande obra na paróquia do Socorro, não apenas as reformas de concreto e cimento, mas o despertar da população, que foi trazida de volta para os bancos da Igreja.” — Edson Santos, vereador.
“Padre Michel fez de Mogi o seu rebanho como pastor. Ele não precisou de título para ser reconhecido como mogiano. Muitos não sabem, mas o sonho dele era ser motorista de ônibus. Hoje, guia nossa população aos braços do Senhor.” — Johnross, vereador.
“Nossa Igreja, que antes tinha vários bancos vazios, hoje se tornou pequena. Tudo isso graças ao espírito acolhedor do padre Michel.” — Cláudia Maria da Silva, secretária paroquial.
“As missas dominicais estão sempre cheias, o que demonstra a eficácia do trabalho do padre Michel. Agradeço a Deus por esse convívio.” — padre Gustavo Catania Ramos, vigário.
“O padre Michel me dá muito orgulho. Que bom que Deus o conduziu a este lugar. Desde estudante, já se destacava.” — dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano.
“O sacerdócio é uma escolha que coloca a vida da pessoa em segundo plano para pôr as dores dos outros em primeiro. O padre Michel nos ajuda a superar as noites escuras.” — Marco Aurélio Bertaiolli, conselheiro do TCE/SP.
“Sua fé e seus ensinamentos despertaram em mim a vontade de ser um ser humano melhor. Obrigada por acolher cada um de nós com tanto carinho.” — Mara Bertaiolli, prefeita de Mogi.
“Estou repleto de gratidão com tantas palavras de carinho. Este título é também de vocês, meus paroquianos. Tudo só faz sentido com a comunhão de todos.” — padre Michel dos Santos, homenageado.
“Hoje, entregamos a maior honraria que a Cidade pode oferecer. Estou grato a Deus pela sua vida, padre Michel.” — José Francimário Vieira (Farofa), presidente da Câmara.
Biografia
Nascido em Campinas, em 1981, Michel dos Santos ingressou no Seminário de Filosofia da Arquidiocese de Campinas em 2001 e cursou Filosofia na PUC. Em 2006, chegou à Congregação dos Missionários do Sagrado Coração e professou votos perpétuos em 2011. Estudou Teologia na PUC-SP (2009-2012) e foi ordenado diácono em Minas Gerais. Sua ordenação presbiteral ocorreu em , em Campinas.
Entre 2018 e 2020, foi acolhido na Diocese de Mogi das Cruzes, atuando na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Itaquaquecetuba, e depois na Paróquia Nossa Senhora do Socorro, em Mogi, onde permanece até hoje.