Guarulhos Inclusão
Prefeitura leva projeto Inclusão sem Barreiras a pais e professores do Jardim Fortaleza
Projeto oferece orientação sobre inclusão e práticas educativas para PCDs
26/09/2025 10h45
Por: Redação
Imagens: Divulgação/PMG

Nesta quinta-feira (25/09), a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão promoveu mais uma edição do projeto Inclusão sem Barreiras para 40 participantes, entre pais e professores da EPG Érico Veríssimo, no Jardim Fortaleza.

Segundo a subsecretária Mayara Maia, o projeto é um espaço de diálogo e orientação, demonstrando que a inclusão começa com informação e acolhimento. “Quanto mais pais e professores estiverem preparados, mais nossas crianças e jovens com deficiência terão seus direitos respeitados”, afirmou.

Serviços e orientações oferecidos

O projeto orienta sobre inclusão e acolhimento de pessoas com deficiência (PCDs), sensibiliza sobre práticas inclusivas e combate ao capacitismo e bullying. A equipe da subsecretaria também coletou documentos dos interessados para emissão gratuita do Cartão de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Os participantes receberam informações sobre os projetos da pasta, incluindo a Central de Libras para surdos, aulas de Braille e Soroban, orientações de mobilidade com uso de bengala e programas do Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis) para deficientes visuais.