Mogi das Cruzes Arborização urbana
Evento “Mogi, Cidade e Floresta” debate papel estratégico da arborização urbana e das florestas
Debates e propostas para o desenvolvimento sustentável
26/09/2025 10h30 Atualizada há 8 horas
Por: Redação
Meio Ambiente e Proteção Animal - PMMC

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal realizou nesta quinta-feira (25/09) o evento “Mogi, Cidade e Floresta”, promovendo um dia de palestras, debates e reflexões sobre a importância da arborização urbana e das florestas na mitigação das mudanças climáticas. Autoridades, entidades, ONGs, empresas e cidadãos interessados em sustentabilidade participaram das atividades na sede da secretaria, no Centro da cidade.

“O evento discutiu temas como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), arborização urbana, aquecimento global e mudanças climáticas, cumprindo a determinação da prefeita Mara Bertaiolli de promover crescimento sustentável, unindo desenvolvimento econômico e proteção ambiental”, afirmou a secretária Patricia Cesare.

Participação de autoridades e instituições

O encontro contou com a presença dos secretários municipais Sadao Sakai (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Ary Kamiyama (Mobilidade e Trânsito), Renato Abdo (Agricultura e Segurança Alimentar), José Luiz Furtado (diretor-geral do Semae) e do coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues. Também participaram representantes das Secretarias da Mulher e de Assistência Social.

Instituições presentes incluíram UMC, Centro Universitário Braz Cubas, Colégio Raízes, Escola Politécnica da USP, Secretaria do Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos, AEAAMC, CAU-SP, Instituto Embu de Sustentabilidade, Instituto Itaquareia, Instituto Olho D'água, Atlas Florestal, Sancet Medicina Diagnóstica, Lions Club Estância, Pastoral da Ecologia, Instituto Ecofuturo, Cooperativa Coopermur, Fundação Florestal e Concidade.

Palestras e atividades

O evento iniciou às 9h com apresentações das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, destacando projetos conjuntos. Entre as palestras da manhã estiveram:

  • 9h30 – "Natureza Viva, Economia Ativa", com Pedro Matarazzo (Da Serra Ambiental), sobre o programa Floresta Pronta.
  • 10h – "A RPPN e o Programa RPPNs Paulistas" com Oswaldo José Bruno (Fundação Florestal), sobre incentivo a unidades de conservação privadas.
  • 10h30 – "PSA Carbonflor" com Beatriz Monique Rita (Reservas Votorantim), abordando geração de créditos de carbono.
  • 11h – "As Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: Unidades de Conservação de Mogi das Cruzes" com Josenei Gabriel Cará (Fundação Florestal).

À tarde, as palestras abordaram arborização urbana e soluções ambientais:

  • "Arborizar as cidades: uma urgência" – Raul Pereira, sobre Soluções Baseadas na Natureza (SbNs).
  • "Árvores Raras na Paisagem" – Fátima Oliveira (Instituto Suinã), sobre espécies para restauração de áreas verdes.
  • Palestra sobre prevenção a desastres e impactos climáticos – Tenente-coronel Reinaldo Nascimento (Defesa Civil).
  • "Mogi no Enfrentamento da Crise Climática" – Ricardo Moscatelli (Secretaria de Meio Ambiente), detalhando projetos de plantio, proteção de unidades de conservação e uso de SbNs.

O encerramento contou com roda de conversa e plantio de espécies nativas pelos participantes.

Resultados e impactos

“Tivemos um evento muito bonito e efetivo, com palestrantes que proporcionaram informações valiosas sobre temas atuais e importantes para o desenvolvimento sustentável de Mogi das Cruzes”, comentou Ricardo Moscatelli, diretor de Sustentabilidade.