A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano iniciou nesta quinta-feira (25/09) sua participação na operação “Sem Fronteiras”, organizada pelo Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). A mobilização reuniu as Guardas Municipais e as Polícias Civil e Militar da região em um trabalho coordenado de saturação e visibilidade para reforçar a segurança e combater crimes, especialmente nas áreas de divisa entre municípios.
Em Suzano, o ponto de concentração foi o Largo da Feira, na região central, de onde 20 guardas e 10 viaturas da corporação partiram em direção a áreas mapeadas previamente. As ações foram conduzidas pelos grupamentos Romu, Romo, GPA, Patrulha Maria da Penha e Força Patrulha, estendendo-se até as 23 horas.
Integração regional amplia alcance da operação
O trabalho foi dividido em três blocos regionais. Suzano integrou a frente composta por Mogi das Cruzes, Guararema, Salesópolis, Biritiba Mirim e Santa Branca, que mobilizou sozinha cerca de 160 agentes e 60 viaturas, aumentando a presença ostensiva das forças de segurança.
O ato de abertura em Suzano contou com a presença do prefeito Pedro Ishi, do secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, do comandante da GCM, Rodrigo Kanashiro, além de autoridades de Mogi das Cruzes e representantes das Polícias Civil e Militar.
Autoridades destacam importância da cooperação
“O patrulhamento coordenado entre várias cidades permite que a região seja tratada de forma integrada, o que é essencial para enfrentar a criminalidade. Os grupos da nossa GCM demonstraram preparo e eficiência, atuando em sinergia com os demais municípios”, afirmou Marcelo Miyasaki, assessor estratégico da Secretaria de Segurança Cidadã.
“O cidadão não quer saber onde começa ou termina cada município, ele quer viver em paz. Essa estratégia do Condemat+ é fundamental, pois aumenta a confiança da população e inibe práticas criminosas”, destacou o secretário Francisco Balbino.
“Essa iniciativa é uma demonstração clara de que, quando os municípios trabalham juntos, a população só tem a ganhar. Segurança pública é um desafio constante e requer união de esforços”, reforçou o prefeito Pedro Ishi.