Suzano Serviços Urbanos
Secretaria de Manutenção de Suzano registra mais de 47 mil ações em oito meses
Pasta intensificou serviços de iluminação, drenagem e limpeza
26/09/2025 09h37
Por: Redação
Pasta intensificou sua atuação pela cidade neste ano, realizando 14,4 mil atendimentos de iluminação pública e 7,7 mil limpezas de bueiros

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano divulgou nesta semana o balanço das atividades referentes aos dois primeiros quadrimestres de 2025. Entre janeiro e agosto, foram executadas 47.189 ações, com destaque para a iluminação pública e a limpeza de bueiros.

Ao todo, foram realizados 14.479 atendimentos relacionados à iluminação pública, 7.711 limpezas de bueiros, com a retirada de 265 toneladas de resíduos, além da troca de 642 tampas de bueiros e a reforma de 927 metros de galerias de drenagem.

“São mais de 40 mil ações em oito meses, que vão desde serviços básicos, como a limpeza de bueiros, até grandes operações de iluminação, podas de árvores e manutenção em próprios públicos. Cada número representa uma intervenção que melhora a vida da população e a qualidade dos espaços coletivos”, destacou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira.

Detalhes das ações realizadas

  • 132 quilômetros de valas de drenagem e rios limpos, com a retirada de 907 toneladas de resíduos.
  • 80 quilômetros de redes de drenagem atendidos por serviços de limpeza.
  • 3.864 toneladas de lixo removidas de pontos viciados.
  • 1.139 podas de árvores executadas.
  • 234 vias de terra niveladas e cascalhadas.
  • 1.708 serviços gerais e 781 específicos na parte elétrica.
  • 218 manutenções em academias ao ar livre.

De acordo com a pasta, as ações buscam reduzir riscos de alagamentos, ampliar a segurança nas vias e melhorar a mobilidade urbana. O trabalho é parte do planejamento estratégico que será mantido até o fim de 2025.

“Estamos atuando de forma contínua e estratégica, sempre atentos às necessidades. Nosso objetivo é manter Suzano organizada, segura e preparada para enfrentar os desafios urbanos, entregando resultados que façam a diferença no dia a dia da população”, afirmou Samuel Oliveira.