Geral São Paulo
Governo de SP promove formatura de cursos profissionalizantes do Fundo Social no Palácio dos Bandeirantes
Mais de 500 alunos participaram da cerimônia; primeira-dama Cristiane Freitas anunciou a oferta de quase 3 mil vagas de emprego pelo programa Tramp...
26/09/2025 00h11
Por: Redação Fonte: Secom SP

O Governo de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (25), no Palácio dos Bandeirantes, uma cerimônia de formatura que marcou a celebração da conclusão de cursos dos programas Escola de Qualificação e Caminho da Capacitação, coordenados pelo Fundo Social de São Paulo. O evento reuniu 531 formandos de seis Centros de Integração da Cidadania, oito Escolas de Qualificação e cinco carretas itinerantes, simbolizando, de forma representativa, todos os concluintes de 2025 até o momento.

“Às vezes não sabemos a dificuldade de cada um. Como quem precisou deixar o filho aos cuidados de alguém para fazer o curso, ou quem já está aposentado e quer recomeçar, ou quem quer empreender ou ainda quem pretende desenvolver uma habilidade nova. Hoje, vi pessoas com mais de um diploma, porque fizeram diversos cursos, e percebi que vocês querem prosperar e andar para a frente. Estamos aqui para caminhar junto com vocês. Acreditamos no potencial de cada um de vocês. É por isso que esses cursos existem e a gente vê que está dando certo. Temos certeza que é mais uma vitória das muitas que virão na vida de vocês”, comemorou o governador Tarcísio de Freitas.

Os cursos oferecidos abrangem áreas como moda, beleza e bem-estar, informática, administração e empreendedorismo, construção civil, gastronomia, tecnologia e cuidados com pets. Combinando teoria e prática, as qualificações preparam os alunos para ingressar tanto no mercado de trabalho quanto para empreender.

Durante a celebração, a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a importância da capacitação profissional como ferramenta de transformação social: “A prosperidade não acontece sem oportunidade, sem trabalho, sem olhar para quem mais precisa. Ela nasce quando abrimos portas e acreditamos no potencial das pessoas”.

Trampolim destina vagas para os formandos

Na ocasião, Cristiane Freitas também anunciou a disponibilização de 2.870 vagas de emprego por meio da plataforma Trampolim, iniciativa do Governo do Estado. A ferramenta visa conectar profissionais capacitados às oportunidades do mercado de trabalho, agilizando a contratação e impulsionando a empregabilidade.

Para ampliar o acesso dos alunos à plataforma, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Fundo Social de São Paulo iniciam, a partir de amanhã (26), um ciclo de atendimentos nas Praças da Cidadania de: Guarulhos, Hortolândia, Itapevi, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Paraisópolis. Nos locais, os interessados receberão orientações sobre o cadastro no programa.

Além das oportunidades de emprego, as equipes também farão a apresentação da linha de crédito oferecida pelo Banco do Povo. O objetivo da ação é oferecer suporte não apenas para a inserção no mercado de trabalho formal, mas também para o fomento ao empreendedorismo.

Caminho da Capacitação

Integrado ao programa Superação SP, que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026, o Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo que utiliza mais de 30 carretas móveis para percorrer municípios do estado, oferecendo cursos de qualificação profissional, estimulando o empreendedorismo e promovendo a geração de renda.

Todas as formações são ministradas por especialistas do Centro Paula Souza e conferem certificação oficial aos concluintes. Até o momento, o programa já realizou sete ciclos, atendendo 82 municípios e beneficiando mais de 4 mil alunos certificados.

Escolas de Qualificação Profissional

As Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo oferecem cursos gratuitos em seis modalidades: Moda, Beleza, Gastronomia, Informática, Construção Civil e Administração. As aulas acontecem em 20 unidades do Estado de São Paulo, incluindo Praças da Cidadania, CICs e entidades conveniadas, com duração de uma a quatro semanas, garantindo que os alunos adquiram conhecimento prático e teórico e sejam certificados para atuar profissionalmente ou empreender.