Comemoração “Nacif rumo aos 50 anos”
A Escola Municipal Antônio Nacif Salemi, no Alto do Ipiranga, celebrou 49 anos de atividades na quarta-feira (24/09), em evento no Auditório do Cemforpe. A programação contou com exposição de trabalhos e apresentações dos estudantes sobre a história da escola.
Anúncio de novo equipamento
Durante a cerimônia, o vice-prefeito Téo Cusatis — ex-aluno da unidade — anunciou o projeto de construção de uma quadra na escola, validado pela prefeita Mara Bertaiolli e atualmente em elaboração.
“Recebi a visita da diretora no gabinete, que levou minha matrícula na escola. Estudei lá em 1982 e rememorar esse período foi muito gratificante. Ela nos trouxe um pedido da comunidade para a construção de quadra. Não foi possível incluirmos neste pacote das 29 escolas, mas a prefeita já validou e nós estamos fazendo o projeto.” — Téo Cusatis, vice-prefeito de Mogi das Cruzes.
Participação da comunidade
A secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho, acompanhada da adjunta Maria Aparecida Cervan Vidal, destacou o engajamento da comunidade escolar. A escola atende 402 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
“A Secretaria está à disposição da comunidade. A escola tem uma comunidade participativa, que tem voz e a diretora tem sido uma importante porta-voz.” — Darly Aparecida de Carvalho, secretária de Educação.
Rumo ao cinquentenário
A diretora Deise Cardoso relatou que a agenda foi planejada desde o início do ano, com entrevistas a ex-diretoras, professores e profissionais para resgatar a memória da unidade. Os alunos prepararam danças com músicas de várias décadas, poemas e canções sobre amizade.
A exposição apresentou a história do patrono, com pinturas e maquetes. Houve leitura da biografia e homenagem à neta Miriam Celeste Sawaya Marques da Silva e à bisneta Celeste Delcia Sawaya Marques da Silva.
Presenças
Compareceram os vereadores Edson Santos, Eduardo Otávio e Milton Lins (Bi Gêmeos), além do diretor do Departamento Pedagógico (Deped), Mitch Almeida. Pais e familiares prestigiaram as apresentações. Para Daiane Castilho, mãe das alunas Helena e Sophia, “o evento foi maravilhoso” e reforçou a importância de apresentar a história da escola às crianças.