Mogi das Cruzes Furtos e roubos
Ocorrências de furtos e roubos caem em Mogi das Cruzes em julho
Mogi das Cruzes registrou queda nas ocorrências de furtos e roubos em julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024
24/09/2025 10h23 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Segurança Pública - PMMC

Mogi das Cruzes registrou queda nas ocorrências de furtos e roubos em julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram redução de 16,36% nos furtos e 14,47% nos roubos, refletindo a evolução dos indicadores e os resultados dos investimentos da Prefeitura em segurança pública.

“Os índices são bastante positivos e mostram uma tendência de melhoria na sensação de segurança na cidade. Com os investimentos da administração municipal e a integração da Guarda Civil Municipal com as Polícias Militar e Civil, é possível uma resposta mais rápida e eficiente à população” – Gilberto Ito, secretário municipal de Segurança.

Novos sistemas de monitoramento

Na última quinta-feira (18/09), foi lançado o Smart Mogi, sistema de monitoramento com reconhecimento facial, integrado ao Programa Muralha Paulista. Atualmente, 210 câmeras em toda a cidade operam com a tecnologia, e a Prefeitura anunciou a instalação de mais 51 câmeras, sendo 10 com reconhecimento facial, totalizando 658 equipamentos de monitoramento.

Ações da Guarda Civil Municipal

  • Sábado (20/09): prisão de homem suspeito de tentativa de furto na UBS de Braz Cubas, flagrado por câmeras do COI.
  • Domingo (21/09): captura de procurado pela Justiça na avenida Henrique Peres, acionamento via leitura de placas.
  • Segunda-feira (22/09): prisão de suspeito de roubo na avenida Francisco Ferreira Lopes, reconhecido pela vítima e detido pela Guarda Civil.

As ações reforçam a efetividade do trabalho preventivo e investigativo desenvolvido pela Guarda Civil Municipal em parceria com as Polícias Militar e Civil.

Investimentos em segurança

  • Implementação da DEAC (Diária Especial por Atividade Complementar), ampliando o efetivo nas ruas em até 25%, com investimento de R$ 240 mil/mês.
  • Incorporação de 64 novos guardas civis municipais em março, com R$ 1,7 milhão investidos em uniformes e coletes balísticos.
  • Lançamento do aplicativo SOS Mulher Mogiana em agosto, beneficiando mulheres com medidas protetivas.
  • Reativação da base da Guarda Civil Municipal na praça Oswaldo Cruz, operando 24 horas e com viatura designada.

O atendimento à população funciona pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia via Centro de Operações Integradas (COI).