O Fundo Social de Solidariedade de Suzano iniciou nesta segunda-feira (22/09) a entrega de absorventes em todas as 47 escolas estaduais do município, por meio da campanha “Todas por elas”. A primeira-dama e presidente do órgão, Déborah Raffoul Ishi, iniciou a ação na Escola Estadual Batista Renzi, na Vila América, com a distribuição de 4.512 unidades.
Em cada unidade escolar serão entregues 12 pacotes, com oito absorventes cada. A medida foi viabilizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e com a Diretoria de Ensino. A reposição ocorrerá sempre que houver necessidade, mediante solicitação das escolas ou da própria diretoria.
“A pobreza menstrual é uma realidade que impacta diretamente a saúde, a educação e a qualidade de vida de muitas mulheres e adolescentes. Por isso, é muito especial para mim poder começar esse trabalho na escola onde eu estudei e garantir às alunas o acesso a esse item essencial, que promove dignidade e igualdade.” – Déborah Raffoul Ishi, presidente do Fundo Social de Suzano.
Campanha conta com apoio da sociedade
A iniciativa é resultado da mobilização da comunidade em torno da campanha lançada pela Prefeitura de Suzano em março, com foco no apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade no acesso a itens de higiene. As arrecadações foram estimuladas em eventos promovidos pelo Fundo Social e em parceria com outras entidades.
- 14 de agosto: 1º Fórum Contra a Violência Doméstica e Familiar, na sede da 55ª Subseção da OAB, na Vila Adelina.
- 30 de agosto: 3ª Caminhada da Patrulha Maria da Penha pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que reuniu mais de 700 pessoas no centro da cidade.
A primeira-dama ressaltou ainda o apoio estadual para a execução da ação. “Queria cumprimentar de forma especial o dirigente Leonardo Felício, que tem nos ajudado a realizar essa ação nas escolas. O apoio do Governo do Estado nos possibilita o acesso às unidades e a entrega dos absorventes às alunas”, afirmou.