Mogi das Cruzes Digital
Mogi das Cruzes é cidade-piloto na implantação do Siresp Digital
Sistema informatizado moderniza o acesso aos serviços de saúde
22/09/2025 21h12
Por: Redação
Saúde e Bem-Estar - PMMC

Mogi das Cruzes foi escolhida como cidade-piloto para a implantação do Siresp Digital, nova versão do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo. A ferramenta tem como objetivo modernizar e qualificar os fluxos de acesso aos serviços de saúde, garantindo melhor utilização dos recursos disponíveis. A implementação começou em setembro, inicialmente com os módulos Ambulatorial e Leitos.

Treinamentos iniciados

No dia 17 de setembro, teve início o treinamento da plataforma para as unidades executantes, com atividades realizadas na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Municipal, focadas nos módulos Ambulatorial e Leitos. Entre os dias 24 e 26 de setembro, a capacitação será ampliada para a sede da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, voltada aos profissionais que atuam nos processos de regulação e agendamento.

Acompanhamento técnico

As capacitações são conduzidas por instrutores da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), que acompanham presencialmente as unidades, orientando sobre aspectos teóricos, práticos e simulações de situações reais.

Projeto-piloto estratégico

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a Grande São Paulo foi escolhida para receber o projeto-piloto por apresentar diversidade de cenários que contribuem para a avaliação do sistema. Dentro dessa estratégia, a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 2) indicou Mogi das Cruzes como o primeiro município a iniciar a implantação.

“Mogi das Cruzes tem orgulho de ser a primeira cidade a receber essa inovação tecnológica que vai modernizar e agilizar o acesso da população aos serviços de saúde. O Siresp Digital representa um passo fundamental para a organização da rede e a qualificação do cuidado, e vai ao encontro dos avanços já realizados na saúde digital de Mogi das Cruzes, como o SIS na Palma da Mão. Mais uma vez, a cidade sai na frente.” — Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar.

Impacto esperado

Com o novo sistema, a expectativa é de que os agendamentos e regulações passem a ser feitos exclusivamente em formato digital, tornando os processos mais transparentes, rápidos e eficientes. A experiência de Mogi das Cruzes servirá como referência para a expansão do Siresp Digital em todo o Estado de São Paulo.