Arujá Saúde Mental
Arujá realiza ação de atendimento a pessoas em situação de rua
Iniciativa integrada teve foco na saúde mental e no acesso a serviços públicos
22/09/2025 20h46
Por: Redação
Assistência Social, Saúde, Segurança Pública - PMA

A Prefeitura de Arujá realizou, na última quarta-feira (17), uma ação integrada de atendimento e abordagem a pessoas em situação de rua com quadros de saúde mental. A iniciativa envolveu as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Segurança Pública, com participação do Centro POP, do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Atendimento e inserção no sistema de saúde

Um dos registros foi o de um homem localizado na avenida Mário Covas, já identificado pelo Centro POP e acompanhado pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Durante a ação, ele foi qualificado e inserido no sistema nacional de saúde (e-SUS), o que garante acesso às informações clínicas em diferentes cidades, embora tenha optado por não se dirigir ao Centro POP.

Desafios da saúde mental

De acordo com a administração municipal, os casos de saúde mental em situação de rua apresentam maior complexidade, principalmente pela resistência em aceitar acompanhamento. Nessas situações, o trabalho é feito de forma articulada entre as áreas de Assistência Social e Saúde, garantindo monitoramento constante e buscando oferecer condições de vida mais dignas a esse público.

“A inserção no e-SUS é fundamental para assegurar a continuidade do cuidado, independentemente do município em que a pessoa esteja” — Prefeitura de Arujá.

Participação e serviços

Participaram da ação o coordenador do Centro POP, Ricardo Moura, a equipe da GCM e, pelo CAPS II, o psiquiatra Anderson dos Santos e o assistente social Roberto Barreto.

Informações úteis

Para orientações sobre encaminhamentos, o Centro POP de Arujá pode ser contatado pelo telefone (11) 3163-4207. Em situações de emergência relacionadas à saúde, a recomendação é acionar o SAMU, pelo número 192.