Mogi das Cruzes Cadeias produtivas
Mogi tem três cadeias produtivas aptas a captar recursos do Estado
Produtores poderão apresentar projetos até 15 de outubro no programa SP Produz
19/09/2025 16h50 Atualizada há 8 horas
Por: Redação
Agricultura e Segurança Alimentar - PMMC

Três Cadeias Produtivas Locais (CPLs) de Mogi das Cruzes foram aprovadas na primeira fase do programa estadual SP Produz. As cadeias de fungicultura, leite e agricultura familiar estão aptas a solicitar recursos específicos para o desenvolvimento de projetos no setor. É a primeira vez que o município participa do programa.

Como funciona o programa

  • Programa: SP Produz – Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais
  • Recursos: até R$ 750 mil por projeto, a fundo perdido
  • Prazo para segunda etapa: até 15/10 (apresentação do projeto detalhado)
  • Execução dos projetos: até 24 meses (previsão de conclusão até 2027)
  • Parcerias locais: Sebrae-SP, Sindicato Rural e CATI

“É a primeira vez que Mogi participa deste programa e já ter três cadeias aprovadas é muito significativo. Demonstra a maturidade e a força da nossa produção rural” — Renato Abdo, secretário de Agricultura e Segurança Alimentar.

Mais informações

O SP Produz, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, fortalece arranjos produtivos regionais ao estimular inovação, cooperação entre instituições e empresas, redução de custos e crescimento sustentável. Os recursos a fundo perdido — sem necessidade de devolução — podem viabilizar acesso a tecnologia, abertura de novos mercados e melhoria de gestão.

Segundo a secretária-adjunta Mariana Fraga, a organização em cadeias produtivas representa uma mudança cultural no campo, criando redes colaborativas que ampliam competitividade e sustentabilidade, aliando inovação, gestão e responsabilidade social.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi das Cruzes