Geral São Paulo
Estudantes do Ensino Médio da rede estadual têm 60 opções de cursos técnicos para 2026; prazo termina hoje
400 mil alunos da 1ª série do EM devem registrar opção de itinerário formativo até esta sexta-feira (19) na Secretaria Escolar Digital
19/09/2025 09h26
Por: Redação Fonte: Secom SP

Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para que estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio registrem a escolha do itinerário formativo para os próximos dos anos letivos. As opções para os mais de 400 mil alunos dessa série são: Exatas, Humanas e Educação Técnica Profissional. No total, os estudantes têm 62 opções de formação diferentes, 60 delas são cursos técnicos.

“A rede estadual de ensino, com mais de 1 milhão de estudantes no Ensino Médio, oferece a oportunidade de nossos alunos escolherem o modelo de ensino que mais cabe nos seus planos futuros, com a possibilidade de escolher entre tempo parcial, tempo integral, formação em exatas, humanas e 60 cursos técnicos diferentes sem qualquer prova de seleção ou custo”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

A Educação de SP também recebe até esta sexta-feira as novas matrículas na rede estadual de ensino para 2026. Essas matrículas são voltadas a alunos que não estão matriculados em uma escola estadual em 2025. Para quem já faz parte da rede, a matrícula é automática.

Na escolha dos itinerários, cada estudante deve registrar quatro opções durante acesso à Secretaria Escolar Digital (SED ). Para aqueles que optarem pelo itinerário de Humanas, o registro deve ser por Linguagens e Ciências Humanas. Para exatas, o registro deve ser por Matemática e Ciências da Natureza. Somando aos 60 cursos técnicos oferecidos pela Educação nas escolas estaduais, no Senai e no Senac, são 62 formações diferentes à disposição dos estudantes.

“Os nossos cursos técnicos são oferecidos pelos melhores profissionais do mercado para que nossos estudantes aprendam na teoria e na prática. Além disso, eles podem concorrer às vagas de estágio do nosso programa Bolsa Estágio Ensino Médio, o BEEM, que é um sucesso com mais de 7.500 alunos já contratados, com bolsas de até R$ 851,46”, complementa Feder.

Confira abaixo as 62 formações disponíveis:

  1. Exatas
  2. Humanas
  3. Administração
  4. Agronegócio
  5. Ciência de Dados
  6. Desenvolvimento de Sistemas
  7. Eletrônica
  8. Enfermagem
  9. Farmácia
  10. Hotelaria e eventos
  11. Logística
  12. Meio Ambiente
  13. Vendas
  14. Senai – Alimentos
  15. Senai – Automação industrial
  16. Senai – Biotecnologia
  17. Senai – Desenvolvimento de sistemas
  18. Senai – Edificações
  19. Senai – Eletroeletrônica
  20. Senai – Eletromecânica
  21. Senai – Eletrônica
  22. Senai – Eletrotécnica
  23. Senai – Fabricação mecânica
  24. Senai – Farmácia
  25. Senai – Instrumentação industrial
  26. Senai – Logística
  27. Senai – Manufatura digital
  28. Senai – Manutenção automotiva
  29. Senai – Manutenção de máquinas industriais
  30. Senai – Mecânica
  31. Senai – Mecânica de precisão
  32. Senai – Mecatrônica
  33. Senai – Mecatrônica automotiva
  34. Senai – Plásticos
  35. Senai – Portos
  36. Senai – Processos gráficos
  37. Senai – Qualidade
  38. Senai – Química
  39. Senai – Redes de computadores
  40. Senai – Segurança do trabalho
  41. Senai – Soldagem
  42. Senac – Computação gráfica
  43. Senac – Desenvolvimento de sistemas
  44. Senac – Design de interiores
  45. Senac – Design gráfico
  46. Senac – Estilismo e coordenação de moda
  47. Senac – Eventos
  48. Senac – Farmácia
  49. Senac – Guia de turismo
  50. Senac – Hospedagem
  51. Senac – Informática
  52. Senac – Informática para internet
  53. Senac – Manutenção e suporte em informática
  54. Senac – Meio ambiente
  55. Senac – Modelagem do vestuário
  56. Senac – Multimídia
  57. Senac – Nutrição
  58. Senac – Publicidade
  59. Senac – Redes de computadores
  60. Senac – Segurança cibernética
  61. Senac – Segurança do trabalho
  62. Senac – Teatro

Para ajudar os alunos no processo de escolha, a Educação criou um site com todas as informações sobre os cursos técnicos e também os dois outros itinerários formativos. Além disso, a Seduc-SP organizou encontros com os grêmios estudantis, lives e, nesta semana, compartilhou um comunicado para que as escolas organizassem um Dia D para escolha dos itinerários com aqueles alunos que ainda não registraram a opção de estudos para os próximos dois anos.

Para alunos que optarem pela formação do Senai ou Senac, é preciso que a mãe, o pai ou o responsável valide a opção do estudante, também por meio de acesso à SED. Isso porque o estudante vai cursar a formação técnica no contraturno das aulas nas escolas estaduais, na unidade do Senai ou do Senac.

Passo a passo para a escolha de itinerários

O itinerário formativo deve ser escolhido exclusivamente por estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental, na SED.

No menu de escolhas, estão disponíveis, em primeira página, o itinerário com cursos técnicos por área e, abaixo, o de Exatas e Humanas. Nos cursos técnicos, para escolher enfermagem, por exemplo, o estudante deve clicar antes na área de Saúde e Educação. Para escolher desenvolvimento de sistemas, antes o aluno interessado deve clicar na área de Tecnologia.

Os estudantes que estão, em 2025, na 2ª série do Ensino Médio, seguirão no mesmo itinerário formativo no próximo ano letivo.