Geral São Paulo
Governo de SP inaugura primeira academia ao ar livre da Rede Lucy Montoro em Pariquera-Açu
Com investimento de mais de R$ 44 mil, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro, unidade da SES-SP, inaugurou uma academia ao ar livre.
19/09/2025 08h20
Por: Redação Fonte: Secom SP

Com investimento de mais de R$ 44 mil, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Pariquera-Açu, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), inaugurou uma academia ao ar livre em suas dependências. O espaço de 209 m² conta com 10 equipamentos adaptados e integra os cuidados de reabilitação ao incentivo à prática regular de atividades físicas, fundamentais para a prevenção de doenças crônicas, fortalecimento muscular e promoção do bem-estar físico e emocional.

Segundo o diretor da unidade, Wilson Pimentel Junior, a novidade amplia as alternativas de cuidado no processo de reabilitação e fortalece a humanização do atendimento. “Temos muito orgulho de ser a primeira unidade da Rede Lucy Montoro a contar com uma academia ao ar livre. Mais do que equipamentos, este espaço representa movimento, autonomia e qualidade de vida para nossos pacientes. Também é um incentivo para que nossos colaboradores cuidem de sua saúde”, contou.

A iniciativa estimula práticas seguras e de baixo impacto, trazendo benefícios como envelhecimento ativo e saudável, melhora da mobilidade e flexibilidade, estímulo multissensorial e redução do estresse e da ansiedade. Além disso, favorece a socialização e o contato com a natureza, aspectos essenciais para o bem-estar integral.

Referência em cuidado e inovação no Vale do Ribeira

Inaugurado em 2014, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Pariquera-Açu é referência em atendimento multiprofissional para 15 municípios do Vale do Ribeira. A unidade conta com equipes formadas por fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais, entre outros especialistas.

Em fevereiro deste ano, foram adquiridos novos equipamentos voltados a tratamentos de mobilidade, força, coordenação e autonomia funcional — investimentos que reafirmam o compromisso da unidade com a excelência, a inovação e o acolhimento em prol da saúde.