A prefeita Mara Bertaiolli lançou nesta quinta-feira (18/09) o Smart Mogi, novo sistema de monitoramento que amplia a segurança em Mogi das Cruzes com o uso de reconhecimento facial. O sistema é integrado ao banco de dados do Programa Muralha Paulista, da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, e já conta com 210 câmeras em funcionamento na região central e nos bairros da cidade.
Durante o período de testes, a tecnologia permitiu a captura de 10 procurados pela Justiça, reforçando a eficiência da ferramenta de segurança.
Mais segurança com tecnologia
As câmeras fazem a leitura do rosto das pessoas e cruzam os dados com o banco estadual. Quando há coincidência com procurados, o sistema emite alerta ao Centro de Operações Integradas (COI), que realiza a conferência da imagem e aciona a Guarda Civil Municipal para a captura.
“O Smart Mogi é um passo decisivo para nossa cidade ser mais segura, respeitando a privacidade e oferecendo mais tranquilidade às famílias.” — Mara Bertaiolli, prefeita de Mogi das Cruzes.
Expansão do monitoramento
Além das 210 câmeras com reconhecimento facial, a Prefeitura anunciou a instalação de 51 novos equipamentos, elevando para 658 pontos de monitoramento o total na cidade. Os 40 totens de segurança já existentes em espaços públicos e escolas foram atualizados e outros 100 novos estão em fase de instalação.
O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, destacou que o sistema já está em pleno funcionamento e vai contribuir de forma decisiva para a segurança da cidade.
Bairros atendidos
As câmeras estão distribuídas pela Região Central, além dos bairros Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Universo, Vila Brasileira, Vila Pomar, Jardim Esperança, Jardim Aeroporto II, Jardim Planalto, Cezar de Souza, Mogilar, Vila Natal, Jardim Camila, Mogi Moderno e Alto do Ipiranga.
Autoridades presentes
O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Téo Cusatis, do presidente da Câmara Municipal José Francimário Vieira (Farofa), vereadores, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB, Associação Comercial, além de lideranças comunitárias e autoridades da região.
Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes (PMMC)