Nova tecnologia promete reforçar segurança e auxiliar forças policiais
De SUZANO – A Prefeitura de Suzano iniciou nesta quarta-feira (17/09) a instalação das primeiras câmeras ultra HD com tecnologia de reconhecimento facial do projeto “Smart Suzano”. O sistema, semelhante ao implantado em São Paulo, permite localizar procurados pela Justiça, encontrar pessoas desaparecidas e identificar veículos com registros de roubo ou furto.
Os dispositivos utilizam o software Sentry, que realiza cerca de 30 reconhecimentos faciais por minuto, cruzando dados com os bancos de segurança. A taxa de acerto é de 98% e, em casos confirmados, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) são imediatamente acionadas.
Primeira etapa contempla região central
Os equipamentos começaram a ser instalados na área central da cidade, que concentra intenso fluxo de veículos e pedestres devido ao comércio, à Estação Suzano da Linha 11–Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e à rodovia Dr. Prudente de Moraes (SP-66), ligação com municípios vizinhos. A expectativa é de que, em breve, os bairros das zonas norte e sul também recebam o sistema.
O projeto será incorporado à Central de Segurança Integrada (CSI), permitindo o monitoramento em tempo real por agentes da GCM e da Polícia Militar. Atualmente, Suzano já conta com seis grupamentos, cinco bases e mais de 1,2 mil câmeras em operação.
“Teremos ganhos sem precedentes em nossa cidade com essa nova tecnologia, que é o que há de mais moderno para promover reconhecimento facial e localizar outras situações que necessitem do acionamento da nossa GCM. Parabenizo o prefeito Pedro Ishi por persistir com essa ideia que trará uma resposta mais eficaz e eficiente à nossa população.” – Secretário municipal de Segurança Cidadã.
Resultados em São Paulo e cuidados com a LGPD
Em São Paulo, o modelo “Smart Sampa” entrou em funcionamento em agosto de 2023 e já contabiliza 3.234 prisões em flagrante e o encontro de 87 pessoas desaparecidas. A experiência positiva motivou o prefeito Pedro Ishi a conhecer a iniciativa em duas visitas, em janeiro e fevereiro de 2024, acompanhado do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi.
Em Suzano, a implantação seguirá as diretrizes da Lei Federal nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), assegurando que as informações coletadas sejam utilizadas exclusivamente para fins de segurança pública.
“É um dia histórico para nossa cidade porque promovemos a instalação das primeiras câmeras do ‘Smart Suzano’, que vão promover o reconhecimento facial e fortalecer ainda mais a segurança no município. Nosso objetivo é reduzir índices criminais e proteger nossos moradores.” – Prefeito Pedro Ishi.
O chefe do Executivo também agradeceu o apoio do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, e do governador Tarcísio de Freitas. O prefeito destacou ainda a contribuição de Rodrigo Ashiuchi, que iniciou as tratativas para a adoção da tecnologia em Suzano.