Na noite de sexta-feira (12), aproximadamente 200 pessoas, entre pessoas com deficiência (PCD) e seus acompanhantes, participaram da Balada Inclusiva promovida pela Prefeitura de Guarulhos, no Salão de Artes do Adamastor, no bairro Macedo. O evento contou com muita alegria, adereços de neon, jogo de luzes, dança e um robô gigante de led, comandado pelos DJs Anderson e Camila Harumi.
Inclusão e diversão
A atividade reforçou a importância da inclusão social e do respeito, conforme destacou a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia, que acompanhou o evento. A Balada Inclusiva foi pensada para criar um espaço seguro e acolhedor, em que todos pudessem se divertir sem olhares julgadores.
Depoimento de participantes
Carla Schenider Balestrini, mãe de Leonardo, de 26 anos, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência intelectual, levou o filho pela primeira vez a um evento da Secretaria de Direitos Humanos. Ela destacou a dificuldade de encontrar programas adequados para jovens como ele e se emocionou ao ver a felicidade e a socialização proporcionadas pelo baile.
Leonardo aproveitou a festa, dançou muito e até convidou uma garota para dançar com ele, demonstrando entusiasmo e curiosidade sobre a próxima edição do evento.
Objetivo do evento
A Balada Inclusiva foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no próximo domingo (21). A iniciativa teve como objetivo oferecer igualdade de oportunidades, fortalecimento de laços e socialização em um ambiente de acolhimento, respeito e diversão.