Suzano Mil munícipes
Assistência Social disponibiliza atendimento on-line para emissão da carteira da pessoa com TEA
Iniciativa criada em 2022 já contemplou quase mil munícipes; solicitação também pode ser feita presencialmente no Centrus
16/09/2025 10h19
Por: Redação
Iniciativa criada em 2022 já contemplou quase mil munícipes; solicitação também pode ser feita de forma presencial no Centrus

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano lançou nesta segunda-feira (15/09) a versão on-line do serviço de emissão da Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Criado em 2022, o programa já beneficiou 922 munícipes até agosto deste ano.

Com a novidade, a solicitação pode ser feita de duas formas:

  • Presencial: no Centro Unificado de Serviços (Centrus), na avenida Paulo Portela, 210 – Centro.
  • On-line: por meio do link bit.ly/CarteiraCIPTEA.

Documentos necessários

Para realizar a solicitação, o munícipe deve apresentar:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Foto 3x4
  • Laudo médico

No pedido on-line, é necessário também ler e assinar o termo de compromisso disponível na plataforma. Após a abertura do requerimento, o prazo de emissão é de aproximadamente 10 dias. O documento é gratuito e tem validade de cinco anos.

Retirada e atendimento

A retirada da Ciptea deve ser feita de forma presencial na Secretaria Municipal de Assistência, localizada dentro do Centrus. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2071.

Garantia de direitos e dignidade

A Ciptea foi instituída pela Lei Municipal nº 5.352/2022, de autoria do vereador e presidente da Câmara Artur Takayama, sancionada pelo então prefeito Rodrigo Ashiuchi. O objetivo é facilitar a identificação da pessoa com TEA, garantindo prioridade no atendimento, dignidade e acessibilidade.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou: “Garantir a segurança e os devidos direitos da pessoa com TEA é assegurar respeito e dignidade. Mais do que um documento, a carteirinha representa acolhimento e respeito. Nosso objetivo é tornar o processo mais simples e acessível, facilitando a vida das famílias”.

O prefeito Pedro Ishi também ressaltou a relevância da iniciativa: “Auxiliar, valorizar e proteger os munícipes que mais precisam de nós é gratificante. Ver a proporção que a carteirinha alcançou, beneficiando quase mil pessoas, é motivo de orgulho. Espero que, com essa novidade, ainda mais munícipes possam usufruir de um direito tão fundamental”.

Serviço: Emissão da Carteirinha de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea)
Solicitação: Presencial no Centrus ou on-line pelo bit.ly/CarteiraCIPTEA
Endereço: Avenida Paulo Portela, 210 – Centro, Suzano
Atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Telefone: (11) 4745-2071
Validade: 5 anos
Gratuita

Assistência Social disponibiliza atendimento on-line para emissão da carteira da pessoa com TEA

Iniciativa criada em 2022 já contemplou quase mil munícipes; solicitação também pode ser feita presencialmente no Centrus

Publicado em: segunda-feira, 15 de setembro de 2025 - 11h00

Por: Redação 360Hoje | Prefeitura de Suzano

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano lançou nesta segunda-feira (15/09) a versão on-line do serviço de emissão da Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Criado em 2022, o programa já beneficiou 922 munícipes até agosto deste ano.

Com a novidade, a solicitação pode ser feita de duas formas:

  • Presencial: no Centro Unificado de Serviços (Centrus), na avenida Paulo Portela, 210 – Centro.
  • On-line: por meio do link bit.ly/CarteiraCIPTEA.

Documentos necessários

Para realizar a solicitação, o munícipe deve apresentar:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Foto 3x4
  • Laudo médico

No pedido on-line, é necessário também ler e assinar o termo de compromisso disponível na plataforma. Após a abertura do requerimento, o prazo de emissão é de aproximadamente 10 dias. O documento é gratuito e tem validade de cinco anos.

Retirada e atendimento

A retirada da Ciptea deve ser feita de forma presencial na Secretaria Municipal de Assistência, localizada dentro do Centrus. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2071.

Garantia de direitos e dignidade

A Ciptea foi instituída pela Lei Municipal nº 5.352/2022, de autoria do vereador e presidente da Câmara Artur Takayama, sancionada pelo então prefeito Rodrigo Ashiuchi. O objetivo é facilitar a identificação da pessoa com TEA, garantindo prioridade no atendimento, dignidade e acessibilidade.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou: “Garantir a segurança e os devidos direitos da pessoa com TEA é assegurar respeito e dignidade. Mais do que um documento, a carteirinha representa acolhimento e respeito. Nosso objetivo é tornar o processo mais simples e acessível, facilitando a vida das famílias”.

O prefeito Pedro Ishi também ressaltou a relevância da iniciativa: “Auxiliar, valorizar e proteger os munícipes que mais precisam de nós é gratificante. Ver a proporção que a carteirinha alcançou, beneficiando quase mil pessoas, é motivo de orgulho. Espero que, com essa novidade, ainda mais munícipes possam usufruir de um direito tão fundamental”.