Suzano Rondas escolares
GCM intensifica rondas em escolas de Suzano para reforçar segurança
Presença preventiva nas unidades de ensino
15/09/2025 11h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Suzano

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano reforçou nesta semana a realização de rondas escolares, posicionando viaturas em frente a unidades de ensino em diferentes bairros da cidade. O objetivo é ampliar a presença da corporação, prevenir ocorrências e garantir mais tranquilidade a estudantes, pais, professores e funcionários.

Atuação em diferentes escolas

Na quarta-feira (10/09), uma viatura esteve pela manhã na EM Professor Oscar de Almeida Redondo, no bairro Vila Urupês. Já no horário do almoço, o patrulhamento foi direcionado à EM Professora Therezinha Pereira Lima Muzel, no Jardim São José.

A ação também se estendeu para sexta-feira (12/09). À tarde, a ronda foi realizada em frente à EM Sérgio Simão, no Jardim Europa, e no fim do dia foi reforçada na EM Abrão Salomão Domingues, no Tabamarajoara.

Integração com o programa Guard

As equipes mobilizadas também são responsáveis pelo Guard – Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas, programa criado em 2017 que atua com alunos do ensino fundamental sobre os perigos do uso de drogas, cidadania, convivência social e respeito às normas.

Segurança e confiança

“Nosso trabalho vai além de atender ocorrências. Nós buscamos estar presentes de forma preventiva, reforçando a sensação de segurança de toda a comunidade. Quando os pais veem uma viatura em frente à escola, sabem que seus filhos estão sendo cuidados e que a cidade está atenta a esse compromisso.”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Francisco Balbino.

Segundo Balbino, a ampliação das rondas escolares integra um conjunto maior de medidas para fortalecer a segurança nos bairros e aproximar ainda mais a GCM da população.

“A educação é um dos pilares da nossa cidade e, por isso, trabalhamos para que o ambiente escolar seja protegido e acolhedor. Esse trabalho de rondas é parte do nosso compromisso em cuidar das famílias suzanenses, garantindo que alunos e profissionais da educação exerçam suas atividades com tranquilidade e confiança.”, afirmou o secretário.