A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba apresentou um balanço de 2025 que aponta a ampliação no acesso à educação, consolidação de políticas inovadoras e conquista de reconhecimentos a nível estadual e nacional por boas práticas educacionais.
Entre os marcos do ano está a entrega de dez unidades escolares que juntas abriram 2,7 mil novas vagas em creche, pré-escola e ensino fundamental. Outro destaque foi o lançamento do Sistema Municipal de Avaliação Educacional e a implantação de plataformas digitais próprias para ensino e gestão.
A política voltada à primeira infância avançou com a criação da Comissão da Primeira Infância e a realização do segundo seminário dedicado ao tema. No campo pedagógico, o projeto Documentando Emoções foi selecionado pelo Ministério da Educação para compor uma publicação nacional sobre experiências inspiradoras de educação integral.
O município entregou kits de uniformes e material escolar para 42 mil estudantes e distribuiu 2.170 notebooks em 36 escolas de ensino fundamental para apoiar o processo de aprendizagem, ampliando engajamento e desenvolvimento de habilidades cognitivas e criativas.
Itaquaquecetuba conquistou importantes premiações: o Prêmio Conciliar é Legal, o Prêmio de Excelência em Alfabetização 2025 com 15 unidades escolares de ensino fundamental, além de reconhecimentos do MPT em diversas categorias. O município recebeu ainda o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização (Ouro), concedido pelo Governo Federal.
Também foi realizada a formatura dos estudantes do Programa Sementinha, oferecido pelo Grupo Unido de Apoio à Ação de Resistência às Drogas (GUARD). A iniciativa beneficiou 884 estudantes de 9 e 10 anos de oito escolas. Outros 768 estudantes de 24 salas devem se formar até dezembro.
“Esses resultados são fruto do trabalho conjunto de professores, gestores, coordenadores, funcionários e famílias que acreditam na educação pública e na sua capacidade de transformar realidades. Estamos investindo em estrutura, inovação e, sobretudo, em pessoas.”, destacou Maria Cristina Perpetuo, secretária de Educação.
“Itaquá tem muito a comemorar. A evolução no Ideb, saindo da última colocação para a 9ª entre as cidades do Alto Tietê e os prêmios recebidos demonstram que a educação do município está em um novo patamar. Vamos seguir investindo para garantir um futuro de mais oportunidades para nossas crianças”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.