Geral São Paulo
Bom Prato Móvel terá mudança de endereço na capital e 4 cidades do interior; confira
Rotatividade ocorre a cada quatro meses para ampliar o alcance aos moradores de áreas mais vulneráveis
12/09/2025 12h04
Por: Redação Fonte: Secom SP

A partir desta segunda-feira (15), o serviço do Bom Prato Móvel será alterado em 11 localidades (confira quadro abaixo). A rotatividade ocorre a cada quatro meses, mantendo o compromisso do Governo do Estado de levar o programa alimentar aos moradores de áreas mais vulneráveis e ampliar o acesso à alimentação de alto teor nutricional a um preço simbólico. Cada unidade móvel serve, em média, 300 refeições por dia.

O atendimento do Bom Prato Móvel é feito por meio de caminhões do tipo VUC (Veículo Urbano de Carga), que, por serem de pequeno porte, acessam com facilidade as áreas mais vulneráveis e os grandes centros urbanos. A estrutura itinerante do Bom Prato Móvel viabiliza o atendimento àquela população que não consegue chegar aos restaurantes fixos, favorecendo um número maior de atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade, que passam por dificuldades físicas ou financeiras.

Avanço na segurança alimentar

Atualmente, o Programa Bom Prato conta com 71 unidades fixas, quatro restaurantes e 44 caminhões que atendem em 47 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel, totalizando 122 localidades em 42 municípios. Somente nesta gestão, foram entregues 23 novas unidades, sendo 19 caminhões do BPM e quatro refeitórios.

A alimentação oferecida no Bom Prato é subsidiada pelo Governo do Estado de São Paulo, aumentando a oferta de comida acessível e nutritiva à comunidade. As refeições são balanceadas e oferecem além do arroz e do feijão, uma salada, uma proteína, uma fruta e uma bebida, ao preço simbólico de R$ 1,00. Em alguns pontos de atendimento também são servidos o jantar (ao mesmo preço do almoço), e o café da manhã, adquirido por R$ 0,50. Os pontos de atendimento podem ser consultados na página do programa, no link https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato/

Foto: Reprodução/Secom SP