A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, intensifica a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens de 9 a 19 anos, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), além de ser levada às edições da Rua+Feliz, às escolas atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e à 23ª Feira da Saúde da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), nos dias 20 e 21 de setembro.
“A vacina contra o HPV é fundamental para prevenir doenças graves no futuro. Precisamos do apoio das famílias para que nenhum adolescente e jovem deixe de ser protegido”, afirmou a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
A ação inclui adolescentes de 15 a 19 anos, que passam a ter acesso gratuito à vacina até o final de 2025, mesmo fora da faixa etária de rotina (9 a 14 anos). O foco é resgatar aqueles que não receberam nenhuma dose.
“Cada dose aplicada significa mais segurança e menos riscos de complicações no futuro. É um investimento em saúde preventiva e qualidade de vida”, destacou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.
A imunização contra o HPV está disponível em todas as UBSs e USFs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, incluindo sete unidades que funcionam até 18h30: Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e USF Nova Jundiapeba.
A vacina também será aplicada nas edições da Rua+Feliz, que neste sábado (13) acontece no CEIM Alcides Paes de Moraes – CEIC Criança Feliz II, na Fazenda Cuiabá. A programação pode ser consultada no site oficial da Prefeitura (mogidascruzes.sp.gov.br).
Além disso, as equipes do Programa Saúde na Escola (PSE), que atuam em 25 unidades públicas de ensino, levarão a vacinação aos estudantes. O público da 23ª Feira da Saúde da UMC, nos dias 20 e 21 de setembro, na Policlínica, também terá acesso às vacinas contra HPV (9 a 19 anos), dengue (10 a 14 anos), meningite ACWY (11 a 14 anos) e gripe (a partir de 6 meses).
Para se vacinar, é necessário apresentar carteira de vacinação, documento oficial com foto e CPF. Quem não tiver a carteira poderá receber orientação em qualquer posto.
A vacina contra o HPV também é indicada para pessoas de 15 a 45 anos que integrem grupos especiais, como portadores de HIV/AIDS, usuários de PrEP, transplantados, pacientes oncológicos, imunossuprimidos e portadores de imunodeficiências primárias. O atendimento é realizado na Unidade de Atenção aos Programas da Saúde – UAPS 2 (Av. Fausta Duarte de Araújo, 412, Centro), mediante prescrição médica.
O HPV é transmitido por contato direto com pele ou mucosas infectadas, inclusive em relações sexuais. Muitas vezes, a infecção é assintomática, o que facilita sua disseminação. Alguns tipos estão relacionados a verrugas genitais e outros oferecem alto risco para o desenvolvimento de câncer do colo do útero, pênis, ânus, vulva, vagina e garganta.
A vacina oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é quadrivalente, protegendo contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. No calendário de rotina, é aplicada em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, mas até dezembro deste ano foi ampliada para a faixa etária de 15 a 19 anos.