Geral São Paulo
Incor e mais três hospitais públicos de São Paulo estão entre os melhores do mundo
Unidades se mantêm como melhores hospitais brasileiros nas especialidades de cardiologia, cirurgia cardíaca e neurologia, segundo o ranking da Revi...
12/09/2025 11h45
Por: Redação Fonte: Secom SP

O estado de São Paulo, mais uma vez, é destaque na saúde global, com hospitais públicos entre os melhores do mundo em diferentes especialidades médicas no ranking World’s Best Specialized Hospitals 2026, divulgado pela revista americana Newsweek. O Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP), o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP) e o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aparecem com destaque nas especialidades de cardiologia, cirurgia cardíaca, neurologia, ortopedia, gastroenterologia e oncologia e se mantêm como melhores hospitais brasileiros.

“O destaque no ranking internacional reforça o trabalho contínuo do Governo de São Paulo nos investimentos em saúde pública, inovação e qualidade assistencial para salvar vidas. É um orgulho ver hospitais que atendem o SUS paulista entre os melhores do mundo”, celebra o secretário de Estado de São Paulo, Eleuses Paiva.

Foto: Reprodução/Secom SP

O InCor alcançou sua melhor colocação histórica no mundo em cardiologia, chegando à 12ª posição, nove lugares acima em relação a 2024. Também avançou em cirurgia cardíaca, subindo da 43ª para a 28ª colocação mundial.

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Em dois anos, o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia apresentou expressivo crescimento, subindo 18 posições, do 64º, em 2024, para o 46º lugar, em 2026. Já em cirurgia cardíaca, a unidade subiu oito posições, saindo de 70º para 64º.

O Hospital das Clínicas da FMUSP (HCFMUSP) figura entre os 100 melhores do mundo em ortopedia (74º) e neurocirurgia (90º), além de ocupar a 117ª posição em Gastroenterologia. No ranking de 2024, havia alcançado as posições 71º em ortopedia, 90º em neurocirurgia e 114º em gastroenterologia.

O Icesp alcançou a 182ª posição mundial em oncologia. Reconhecido como um dos maiores centros oncológicos da América Latina, a unidade atua exclusivamente no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Centro de Transplantes de Medula Óssea do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)

O levantamento é realizado anualmente por meio de uma pesquisa online mundial, que reúne recomendações de profissionais de saúde, dados de acreditação e certificações, além da Pesquisa de Implementação de PROMs da Statista. Os resultados passam pela validação de um conselho global de especialistas, que avalia instituições de referência em 12 áreas médicas: Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Oncologia, Endocrinologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Gastroenterologia, Pneumologia, Pediatria e Urologia.