Suzano Geração de Emprego
Desenvolvimento Econômico avalia 91 artesãos em busca de credenciamento em Suzano
Testes práticos acontecem até 19 de setembro no Centrus
10/09/2025 11h26
Por: Redação
Pasta começou a aplicar teste de aptidão na segunda-feira (08/09) e receberá candidatos até a sexta-feira da próxima semana (19/09), entre 9 e 16 horas, no Centrus

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego deu início nesta segunda-feira (08/09) à avaliação dos 91 artesãos que agendaram teste de aptidão para obtenção do credenciamento da Prefeitura de Suzano.

Testes de aptidão e documentação

As provas práticas seguem até a sexta-feira da próxima semana (19/09), no Centro Unificado de Serviços (Centrus), localizado na avenida Paulo Portela, 210 – centro. O atendimento acontece das 9h às 16h.

Os candidatos devem apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3×4 no dia e horário previamente agendados. Cada participante tem cerca de uma hora para demonstrar sua habilidade artesanal.

Avaliação baseada na Base Conceitual do Artesanato Paulista

A Comissão de Promoção de Artesanato, responsável pela análise, verifica se as técnicas utilizadas estão de acordo com a Base Conceitual do Artesanato Paulista. O objetivo é garantir a qualidade e a originalidade dos trabalhos apresentados.

Carteira Municipal do Artesão

Os candidatos aprovados receberão a Carteira Municipal do Artesão, válida por dois anos. Com ela, poderão participar de cursos, feiras e outras ações de promoção do artesanato em Suzano e em outras cidades do Estado de São Paulo.

“A Carteira Municipal do Artesão não só legitima o ofício dos artesãos como também abre portas para diversas oportunidades nos eventos que são organizados. Estamos comprometidos em apoiar e fortalecer o setor de artesanato, promovendo uma economia criativa e sustentável em Suzano”, destacou a coordenadora de Artesanato, Vanessa Cury.

“Ao credenciar os artesãos, fornecemos a eles as condições devidas para que possam mostrar e comercializar seus produtos. Assim, incentivamos a cultura local, promovemos o empreendedorismo, garantimos mais emprego e renda no município, ampliamos as perspectivas desses profissionais e reforçamos a identidade suzanense”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Vaz.