O Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PMAA), desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, tornou-se referência nacional e já inspira iniciativas semelhantes na Bahia. Na última semana, representantes da Prefeitura de Porto Seguro estiveram em Mogi para conhecer de perto a aplicação do programa e colher informações para implementação em seu município.
As gestoras visitantes Cleildes dos Santos Alves, superintendente do litoral Norte e coordenadora do PAA, e Thaís de Oliveira Araújo, coordenadora do SUAS, foram recebidas pela secretária-adjunta municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Mariana Fraga, e pelo auxiliar administrativo Allan Granchamps Fernandes Vieira. Elas acompanharam a entrega de alimentos no projeto Quitanda Social, que garante acesso a produtos frescos e nutritivos para famílias em situação de vulnerabilidade.
“É uma grande satisfação ver o nosso programa se transformar em exemplo para outras cidades. O interesse de Porto Seguro mostra que estamos no caminho certo, unindo segurança alimentar e fortalecimento da agricultura familiar. Para nós, é motivo de orgulho compartilhar essa experiência e contribuir para que mais famílias sejam beneficiadas pelo país.”
— Mariana Fraga, secretária-adjunta de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi das Cruzes.
Durante a visita, as representantes também conheceram unidades produtoras locais e projetos sociais como a Incubadora Social, em Jundiapeba.
Com investimento de R$ 1 milhão, o programa de Mogi distribui anualmente 175 toneladas de alimentos da agricultura familiar, beneficiando 2.500 famílias e envolvendo 12 agricultores e três cooperativas locais. A entrega é realizada por meio de 25 pontos da Quitanda Social, oferecendo hortaliças, legumes e mel.