Arujá 3º Desfile Ecológico
3º Desfile Ecológico de Arujá celebra 203 anos da Independência com diversidade ambiental, empreendedorismo e lazer
Biomas Brasileiros inspiram ato cívico e programação cultural na Praça do Coreto
08/09/2025 17h55 Atualizada há 15 horas
Por: Redação
Cultura, Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente - PMA

A Prefeitura realizou neste domingo (7/9), na Praça do Coreto, o 3º Desfile Ecológico da cidade, que neste ano destacou o tema “Biomas Brasileiros”. Organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, com apoio da Educação, o evento celebrou a Independência do Brasil com ato cívico, diversidade ambiental, programação cultural e Feira do Empreendedor.

Prestigiaram a solenidade o prefeito Luís Camargo (Dr. Camargo), o vice-prefeito Rodolfo Ribeiro, a primeira-dama Clau Camargo, a presidente da Câmara Municipal, Cristiane Araújo, secretários da gestão pública, autoridades do Executivo e do Legislativo locais e representantes do Lions Clube de Arujá.

“É muito importante lembrarmos o que foi a Independência do Brasil, que surgiu por questões econômicas, no sentido de que não podemos nos sujeitar aos mandos e desmandos de outras nações e precisamos ter a nossa identidade, o que passa pela questão da ecologia. No nosso país, maior pulmão do mundo, temos que pensar sempre em crescimento ordenado e desenvolvimento econômico sustentável.” – Prefeito Dr. Camargo.

Desfile, apresentações e participação popular

A cerimônia do ato cívico, promovida pela Prefeitura em parceria com a Câmara Municipal e o Lions Clube, contou com a Elite Cívica da Juventude de Arujá (Guarda Mirim) no hasteamento das bandeiras e com a Fanfarra Municipal na execução do Hino Nacional. O público também entoou o Hino da Independência e acompanhou apresentações dos Escoteiros e do Clube Desbravadores Jaspe-Constelação.

Após o ato cívico, a Guarda Mirim abriu o desfile, seguida pela Fanfarra, Escoteiros, Clube Desbravadores, Ordem Internacional do Arco-Íris e viaturas de serviços públicos do município, incluindo Meio Ambiente, Patrulha Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM), Bombeiros, Defesa Civil, Ambulância Rota da Vida, Trânsito, Serviços e Coleta Seletiva.

Em participação surpresa, a Escola de Samba Quilombo, do bairro da Saúde (São Paulo), levou samba e energia ao cortejo que reuniu a Corte de Misses de Arujá, ginastas do Centro União/Habib Tanuri, Centros de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) e as Escolas Municipais Isabela Pavani e Marisa Aparecida Pendeza.

Biomas brasileiros

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Brasil é formado por seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.

  • Amazônia: extensa floresta tropical.
  • Caatinga: região semiárida com vegetação adaptada à seca.
  • Cerrado: elevada diversidade de flora.
  • Pantanal: maior área úmida contínua do mundo.
  • Mata Atlântica: floresta costeira de alta biodiversidade.
  • Pampa: campos naturais do sul do país.

No desfile, a Escola Municipal Isabela Pavani (Mata Atlântica) abriu a avenida, seguida pela Escola Marisa Aparecida Pendeza (Pampa), CCCA Mirante (Caatinga), CCCA Barreto (Amazônia) e CCCA Centro (Arujá), reforçando a biodiversidade local e o título de “Cidade Natureza”.

“Nosso objetivo com o tema deste ano foi resgatar o discurso ambiental, cada vez mais importante, e provocar a população para que todos entendam melhor a fauna e a flora do município, em sintonia com a denominação de Cidade Natureza.” – Juvenal Fernando Penteado, secretário de Meio Ambiente.

Apresentações musicais e premiações

Rumo ao encerramento, a Banda Sinfônica Municipal apresentou repertório que incluiu “Carry On Wayward Son”, um mix de sucessos de Michael Jackson e temas de “O Rei Leão”.

O Desfile Ecológico 2025 terminou com a entrega de troféus às participantes, após concurso de fantasias julgado por secretários municipais, que consagrou o CCCA Barreto como tricampeão.

“É um orgulho para toda a nossa equipe, que merece essa conquista pela união e pelo engajamento de cada um, com apoio das mães e dos professores de artesanato e desenho, além da Frente de Trabalho.” – Elisangela Eugenia Rachoni Lopreato, diretora do CCCA Barreto.

A equipe campeã destacou-se pela criatividade nas fantasias, que utilizaram, entre outros materiais, uma cobra confeccionada com CDs, oca de esteira de praia com abraçadeiras de nylon e cocares com penas feitas de papel sulfite.

Balanço e infraestrutura

  • Participação de mais de 500 integrantes (entre servidores e alunos), além de equipes técnicas e de apoio de todas as Secretarias.
  • Estrutura de lazer e serviços na Praça do Coreto: brinquedo pula-pula, distribuição de pipoca Arco-Íris, espaço de gastronomia, brechó Pechinshop e Feira do Empreendedor (com arte, artesanato, produtos alimentícios e perfumaria).
  • Ações de educação ambiental com entrega de giz de cera e folhetos de atividades (caça-palavras, labirinto e jogo dos sete erros).
  • Colaboração das empresas Renova, Grupo Itaquareia e Lions Internacional.