A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano efetuou três prisões em diferentes bairros da cidade nos últimos dias, por meio das equipes da Força Patrulha e da Patrulha Maria da Penha. As ações resultaram na detenção de suspeitos por receptação, ameaça, lesão corporal e violência doméstica.
No dia 25 de agosto, durante patrulhamento pela rua Manoel Francisco da Silva, no bairro Cidade Miguel Badra, a Força Patrulha abordou um homem após atitude suspeita. Durante a revista, foi localizado um celular com queixa de roubo no sistema nacional.
O suspeito recebeu voz de prisão por receptação, conforme o artigo 180 do Código Penal, e foi encaminhado ao 1º Distrito Policial do Boa Vista, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Em 2 de setembro, os agentes da Força Patrulha atenderam uma denúncia de violência doméstica no Jardim Santa Inês. No local, a vítima relatou ter sido ameaçada e agredida pelo companheiro, que também atacou seus dois filhos.
Durante a ocorrência, foi constatado que o homem tinha um mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia. Ele foi levado à Delegacia Central e indiciado por ameaça, lesão corporal e vias de fato.
No dia 3 de setembro, a Patrulha Maria da Penha foi acionada após vizinhos denunciarem um caso de violência doméstica no bairro Jardim Casa Branca. A vítima afirmou que sofria ameaças constantes do companheiro, que chegou a quebrar objetos da casa e utilizar facas para intimidá-la.
O agressor foi localizado próximo à residência e tentou se esconder, mas foi capturado pelos agentes. Três facas com aproximadamente 30 centímetros foram apreendidas. O suspeito foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde teve a prisão decretada.
“Essas ocorrências mostram como a GCM tem cumprido um papel fundamental no enfrentamento à criminalidade e na proteção das famílias”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Francisco Balbino.
A Secretaria de Segurança Cidadã reforça que a população pode colaborar com o trabalho da GCM por meio de denúncias anônimas. O telefone 153 funciona 24 horas por dia para atendimento de ocorrências e informações sobre atividades suspeitas.