Mogi das Cruzes Violência
 Semae e GCM de Mogi promovem palestra sobre violência contra a mulher
Ação integra a campanha Agosto Lilás
29/08/2025 16h20
Por: Redação
Durante a palestra, os guardas civis municipais Tamires Pedroso, Milene Hisatomi Lopes e Ricardo Sanches abordaram os diferentes tipos de violência doméstica — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial — explicando formas de identificá-los e denunc

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou na tarde de quinta-feira (28/08) uma palestra de conscientização sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A atividade, ministrada pela Patrulha Maria da Penha, teve como público os servidores da autarquia e faz parte da campanha Agosto Lilás, promovida pelas secretarias municipais da Mulher e de Segurança.

Orientações e prevenção

Durante a palestra, os guardas civis municipais Tamires Pedroso, Milene Hisatomi Lopes e Ricardo Sanches abordaram os diferentes tipos de violência doméstica — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial — explicando formas de identificá-los e denunciá-los. Também alertaram para sinais de comportamento agressivo, como atitudes controladoras, isolamento forçado, críticas excessivas e acusações constantes.

Os palestrantes reforçaram ainda o que são as medidas protetivas e como é realizado o cumprimento de determinações judiciais para assegurar a integridade física e psicológica das vítimas.

“Nós não podemos normalizar a violência. O que precisamos normalizar são ações como esta palestra, que nos trazem orientações e nos ajudam a identificar e denunciar os vários tipos de violência que ocorrem cotidianamente contra a mulher”, destacou o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado.

Papel da Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha é um grupamento especializado da Guarda Municipal voltado à proteção de mulheres em situação de violência doméstica. A equipe realiza acompanhamento por meio de rondas nos locais de residência e trabalho das vítimas, além de contatos telefônicos permanentes para garantir segurança e acolhimento.

O trabalho inclui ainda o atendimento a denúncias recebidas durante o patrulhamento ou pelo Centro de Operações Integradas (COI). A GCM de Mogi das Cruzes atende emergências pelo tel