Mogi das Cruzes Lei Maria da Penha
Mogi das Cruzes: Semae e GCM realizam palestra sobre violência contra a mulher
Campanha Agosto Lilás
29/08/2025 13h26
Por: Redação
Patrulha Maria da Penha

 

 

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), promoveu na tarde de quinta-feira (28/08) uma palestra de conscientização sobre a Lei Maria da Penha. A ação integra a campanha Agosto Lilás, voltada para a prevenção e combate à violência doméstica, realizada pelas secretarias municipais da Mulher e de Segurança.

Palestra da Patrulha Maria da Penha

A atividade foi conduzida pela Patrulha Maria da Penha, formada pelos guardas civis municipais Tamires Pedroso, Milene Hisatomi Lopes e Ricardo Sanches. Eles compartilharam informações e esclareceram dúvidas sobre os diferentes tipos de violência doméstica: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, além de orientar sobre como identificá-los e denunciá-los.

Os palestrantes também destacaram que a violência pode ocorrer em diferentes ambientes, inclusive dentro da própria residência da vítima, e alertaram para sinais de comportamento agressivo, como atitudes controladoras, imposição de isolamento, críticas constantes e acusações injustificadas.

Medidas protetivas e acolhimento

Durante o encontro, a equipe explicou como funcionam as medidas protetivas e de que forma a Justiça garante a segurança física e psicológica das mulheres vítimas de violência doméstica. O grupo também reforçou a importância de denunciar situações de agressão e buscar apoio especializado.

“Nós não podemos normalizar a violência. O que precisamos normalizar são ações como esta palestra, que nos trazem orientações e nos ajudam a identificar e denunciar os vários tipos de violência que ocorrem cotidianamente contra a mulher”, destacou o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado.

Atuação da Patrulha Maria da Penha

A Patrulha Maria da Penha é um grupamento especializado da Guarda Municipal criado para proteger e acolher mulheres em situação de violência. O trabalho inclui rondas de acompanhamento nos locais de residência e trabalho das vítimas, além de contatos telefônicos regulares para reforçar a proteção.

Além disso, a equipe atua no atendimento de denúncias recebidas durante o patrulhamento ou por meio do Centro de Operações Integradas (COI). A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes também atende emergências pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia. Nos casos de violência contra a mulher, as ocorrências são direcionadas preferencialmente para a Patrulha Maria da Penha.