A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, participou nesta terça-feira (26) da Mobilização SP por Todas, realizada no Largo do Rosário, no Centro. A iniciativa integra a Campanha Agosto Lilás, promovida pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo em mais de 140 municípios.
O objetivo da mobilização é reforçar o compromisso coletivo de combater todas as formas de violência contra a mulher, além de divulgar recursos e políticas públicas voltados à proteção, ao acolhimento e à reconstrução da vida das vítimas.
Durante a ação, quem passou pelo Largo do Rosário, cruzamento da rua José Bonifácio com a Dr. Deodato Wertheimer e outros pontos do Centro pôde conhecer as etapas do atendimento oferecido às mulheres vítimas de violência. O processo inclui denúncia, atendimento especializado e recomeço, com programas de capacitação e geração de renda que favorecem a independência e a quebra do ciclo de dependência do agressor.
“O Agosto Lilás é o mês escolhido para uma grande mobilização da sociedade em torno da causa. É também uma oportunidade para mostrarmos que nenhuma mulher está sozinha e que existem caminhos para denunciar, oferecer acolhimento e novas oportunidades”, explicou a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina.
A campanha também tem como foco divulgar a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), os serviços especializados de atendimento às vítimas e as formas de denunciar. Integrantes da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, levaram informações a escolas, unidades de saúde e organizações sociais sobre os cinco tipos de violência previstos em lei: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.